Faleceu na madrugada desta quarta-feira (24), ex-deputado federal Haroldo Lima, dirigente histórico do PCdoB. Haroldo estava internado com Covid-19 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Aliança, em Salvador.
O PC do B, por meio de nota nas redes sociais, informou sobre o falecimento do seu dirigente.
Nascido em família tradicional de Caetité, Haroldo Lima tinha 81 anos. Destacou-se na política nacional como membro da Ação Popular, movimento revolucionário contra a ditadura instaurada pelo Golpe de 1964. Em 1976, foi preso e torturado pelo regime.
Elegeu-se deputado federal pelo PMDB em 1982. Foi deputado da Constituinte de 1988, representando o PCdoB/BA. Entre 2005 e 2011, comandou a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Por meio das redes sociais inúmeros amigos e políticos lamentaram o passamento do Haroldo Lima.
Perdemos HAROLDO LIMA para a COVID-19, mas ele vive e viverá eternamente na nossa luta e em nossos corações!
— Alice Portugal (@Alice_Portugal) March 24, 2021
A Bahia perdeu hoje (24) para a #COVID19 mais um dos líderes que fizeram história na luta pela democracia, Haroldo Lima. Meus sentimentos aos amigos do PCdoB e a toda sua família. 😔 pic.twitter.com/l4nlt134kZ
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) March 24, 2021
Haroldo Lima, PRESENTE!
Com pesar recebo a notícia do falecimento do histórico dirigente do PCdoB Haroldo Lima, mais uma vítima da Covid-19, na madrugada de hoje. Minha solidariedade à família e companheiras/os de luta.— Hilton Coelho – PSOL (@Hilton_Coelho) March 24, 2021
Nas nossas histórias e nas nossas mentes. Haroldo Lima PRESENTE! @Alice_Portugal https://t.co/n2KhDs1DzG
— José Guimarães (@guimaraes13PT) March 24, 2021
O Brasil perde Haroldo Lima!
Nosso Partido chora a morte de um de homem imprescindível, um gigante.
Haroldo, Sua vida foi marcada pelo bom combate, meu camarada. Você nos deixou sonhos, nos deixou exemplo, nos deixou coragem!
Seguiremos!
Haroldo Lima, presente!!!!— Manuela (@ManuelaDavila) March 24, 2021
Deixe seu comentário