O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), comemorou a chegada do primeiro lote da vacina Coronavac do Instituto Butantan nesta terça-feira, dia 19. “É uma esperança para o nosso povo. Se vive um momento difícil com a perda de muitas vidas, entes queridos que não puderam se beneficiar com a vacina”, disse.
Nesta fase, o município recebeu da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) cerca de 2.200 doses, muito aquém de suas necessidades. “Itabuna se organizou, elaborou o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 e começa a executá-lo vacinando os profissionais de Saúde da linha de frente do combate a doença”, comentou o prefeito.
Pelo cronograma da Secretaria Municipal de Saúde serão vacinados os profissionais da UPA 24 Horas, no Bairro Monte Cristo; Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães; Samu-192, unidades básicas de saúde e de saúde da família. A Prefeitura, a Sesab e o Ministério da Saúde se organizam para segunda fase.
Augusto lembra que também estão sendo vacinados pessoas acima de 75 anos, principalmente aqueles que vivem em asilos e Instituições de Longa Permanência para Idosos (abrigos, asilos, casa de acolhimento, etc.). Na fase seguinte, serão imunizados idosos entre 60 e 74 anos de idade em qualquer situação.
Na Fase 3, indivíduos em condições de saúde que estão relacionadas a casos mais graves de Covid-19 de acordo com o Plano Municipal de Vacinação.
“Vamos avançar para proteger os grupos de risco. Com a chegada da vacina, essa notícia maravilhosa, vai dar tranquilidade”, falou o prefeito. Ele pediu à população que tenha calma, que não se dirija ainda aos postos de vacinação, porque a quantidade de doses recebida é pequena e a imunização será gradual.
Profissionais do SAMU-192, primeiros a receber a dose da Coronavac em Itabuna.
Em momento histórico, marcado por muita emoção, quatro profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu192) receberam no final da manhã desta terça-feira, 19, a primeira dose da vacina Coronavac em Itabuna. O ato simbólico foi realizado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na sede da Coordenação da Rede de Frio.
O condutor socorrista Rogério Araújo de Oliveira, 48 anos, tem histórico de comorbidade, mas não se afastou do trabalho durante esses 10 meses de pandemia do Covid-19 . “Sinto-me muito emocionado, porque vivemos momentos difíceis, mas agora o sentimento é de tranquilidade”, destacou.
Pela natureza do seu trabalho, Rogério está na linha de frente da prestação de serviços de urgência e emergência às pessoas, mas não escondeu a emoção de ser o primeiro entre os quatro profissionais de saúde vacinados. Suas lágrimas contagiaram a maioria do presentes.
Além de Rogério, outras três profissionais do Samu-192 receberam a dose da Coronavac. A médica socorrista Laís Anita da Rocha Lima Santana, 31 anos; a enfermeira Rayane Silva Brito, 28 anos, e a técnica em enfermagem Deila Cintia Lima Souza, 37 anos.
A médica Laís Anita Santana fez questão de ressaltar que, mesmo com a chegada da vacina, o momento é de persistência com as medidas de segurança e prevenção. “A palavra que define este momento é esperança. Não podemos relaxar. Tomamos a primeira dose, sendo que mesmo após a segunda dose é preciso aguardar 30 dias para obter o efeito desejado”, alerta.
Já a enfermeira Rayane Brito lembra que o principal temor que sentia era levar a doença para algum familiar. “Agora o sentimento é de tranquilidade. Continuaremos fazendo o nosso trabalho, agora com uma proteção a mais”, realçou.
LOGÍSTICA
Segundo a secretária de saúde, Lívia Mendes Aguiar, na tarde desta terça-feira serão vacinados os profissionais da UPA 24 Horas, no Bairro Monte Cristo, que estão de plantão. Mas a equipe destacada para vacinação visitará todos os profissionais nos seus postos de trabalho na rede de unidades básicas de saúde e de saúde da família.
Com a voz embargada, a secretária não escondeu a emoção em participar diretamente deste momento tão importante para Itabuna. “O sentimento é de gratidão. A ciência está de parabéns, desenvolveu uma vacina em tempo recorde”, assinalou.
A Primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate a Pobreza, Andrea Simas Castro, também ficou emocionada. Ela lembrou que as pessoas idosas também estão ansiosas com a chegada da imunização. “Este é apenas o começo. Com fé em Deus e com muita alegria e satisfação Itabuna inicia o seu Programa de Vacinação contra à COVID-19”, afirmou.
Deixe seu comentário