Por Professor Reinaldo Soares.
Venho prestar minha homenagem e ao mesmo tempo demonstrar preocupação com os profissionais de Saúde de Ilhéus.
No dia 22 de março, fiz uma publicação onde alertava preocupação sobre o fornecimento de EPIs para os funcionários de serviços essenciais, destacando-se os de Saúde, pois enquanto estamos no isolamento social, eles estão na frente da batalha, se expondo e mais os seus familiares.
Passados 20 dias dessa publicação, percebe-se que essa preocupação não foi plenamente atendida, pois os Governos Municipal e Estadual não estão sendo ágeis para suprir com a devida segurança os profissionais de Saúde de Ilhéus. Vejamos:
O primeiro caso confirmado em Ilhéus foi de um Médico; O número de profissionais de saúde confirmados com o COVID-19 tem aumentando. Em entrevista no BA TV, o Diretor Clínico do Costa do Cacau, Dr. Almir Gonçalves, confirmou que 22 funcionários do Hospital Costa do Cacau estão afastados, e destes, 08 já estão confirmados com o CORONAVIRUS.
Pela projeção do Ministério da Saúde, um doente por COVID-19 pode contaminar mais 6 pessoas, isso significa, que por baixo, teremos 48 profissionais de saúde do Costa do Cacau infectados.
Diante destes dados preocupantes, o Governo do Estado, com o aval do Governo Municipal, vão transformar o Costa do Cacau em Hospital de Referência do CORONAVÌRUS na região, o que pode agravar essa situação. Inicialmente, o Hospital de Base Itabuna seria essa referência.
Pela grave situação, reafirmo o que propus no dia 22 de março: reabrir o setor de Psiquiatria do Hospital Regional Luiz Viana Filho que antes do fechamento tinha sido totalmente reformado com duas alas e 30 leitos.
Defendo a criação imediata de um programa de Segurança física e mental para os profissionais de saúde, com o fornecimento dos EPis e acompanhamento Psicológico para eles e seus familiares.
Sugiro o acompanhamento e monitoramento pelo Conselho Municipal de Saúde com a devida publicidade das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde e a
ampliação dos membros do Comitê Municipal do Corovanírus, com a participação de membros da sociedade civil organizada.
Espero assim, está contribuindo para ações mais efetivas ao Enfrentamento do Coronavírus, no momento em que Ilhéus é a terceira cidade da Bahia com mais casos e a primeira na proporção por habitantes.
Deixe seu comentário