Chuvas e paralisação nacional suspendem aulas em Ilhéus nesta quinta e sexta (21 e 22)


Imagem prefeitura de Ilhéus.

As aulas nas escolas públicas da rede municipal foram suspensas nesta quinta-feira (21), devido às chuvas fortes que começaram a cair na região sul da Bahia. A informação é da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Por sua vez, a Defesa Civil do município divulgou alerta à população para risco de deslizamentos de terras. Já na sexta-feira (22), trabalhadores em educação vão aderir à paralisação nacional contra a reforma da previdência, convocada pelas centrais sindicais.

Os educadores das redes municipal e estadual da cidade se unem a profissionais da educação de todo o país e outras categorias de trabalhadores para o dia de luta em defesa da Previdência. A PEC da reforma dificulta o acesso e reduz o valor dos benefícios ao estabelecer a obrigatoriedade da idade mínima de 65 anos para os homens, 62 para as mulheres e aumenta o tempo de contribuição de 15 para 20 anos, além de retirar da Constituição o sistema de Seguridade Social brasileiro.

Como ficam as regras – No caso dos docentes que comprovem tempo efetivo nas funções do magistério — seja na educação infantil, no ensino fundamental ou no nível médio — de forma exclusiva, a regra de transição vai exigir cinco anos a menos de contribuição em relação aos demais. Cinquenta e um anos de idade (mulher) ou 56 (homem) na data da promulgação da Emenda à Constituição. Soma da idade e do tempo de contribuição (incluindo frações) chegando a 81 pontos (mulher) e 91 pontos (homem) na data da promulgação da Emenda à Constituição.