Vara da Infância em Ilhéus promove curso para Projeto Justiça Restaurativa, na FMT


Justiça Restaurativa – Curso FMT.

Com a liderança pela juíza Sandra Magali Brito, em parceria com a organização internacional Terre Des Hommes Brasil, a Vara de Infância e Juventude, da comarca de Ilhéus, promoveu o curso de Facilitador de Círculos Restaurativos, entre os dias 3 e 7 de dezembro, na Faculdade Madre Thaís (FMT).

O curso teve o objetivo de ampliar e viabilizar a formação de profissionais da rede para trabalharem no Projeto Justiça Restaurativa, que foi lançado em setembro deste ano na comarca de Ilhéus. Também poderão atuar junto ao Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc).

Ao todo, 52 profissionais psicólogos, assistentes sociais, professores, advogados de Ilhéus e outras cidades região formaram duas turmas de 26 alunos, receberam a formação. Na Faculdade Madre Thaís, a professora Andréa Sauer, coordenadora do curso de Ciências Sociais articula o projeto em parceria com o Poder Judiciário.

Justiça Restaurativa, muito além de ser um método de resolução não-violenta de conflitos, é um novo modelo de justiça que assume as relações prejudicadas por situações de violência como preocupação central e que se orienta pelas conseqüências e danos causados, e não pela definição de culpados e punições.

O Projeto valoriza a autonomia e o diálogo entre as pessoas, criando oportunidades para os envolvidos (ofensor, vítima, familiares, comunidades) se expressarem e participarem na construção de ações concretas que possibilitam prevenir a violência e lidar com suas implicações.

A organização não-governamental Terre Des Hommes Brasil integra o movimento internacional Terre Des Hommes, cuja sede global é em Lausanne, na Suíça. A intuição atua em 36 países com a missão de promover, garantir e defender os direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.