O consórcio responsável pelas obras do lote 5 da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) realizou com sucesso o lançamento das três vigas de sustentação do viaduto sobre a BR-030, em Guanambi.
O serviço foi realizado na manhã deste domingo (25) e contou com dois guindastes para suspender as vigas. A trânsito da rodovia chegou a ser interrompido para realização do serviço. O tráfego de veículos ficou impedido por três períodos de 30 minutos cada, os operários gastaram cerca de duas horas para concluir o serviço.
Com aproximadamente 1527 km de extensão, a Ferrovia de Integração Oeste Leste-FIOL ligará o futuro porto de Ilhéus (no litoral baiano) a Figueirópolis (em Tocantins), ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte Sul.
O lote 5 compreende o trecho entre Bom Jesus da Lapa e Guanambi, a obra do trecho está com 24,9% de conclusão. O trecho que compreende a chamada Fiol II (Barreiras a Caetité) tem 23,2% de obras concluídas, a ponte sobre o rio São Francisco tem 96,9% de conclusão, esta ponte será a maior ponte ferroviária do país.Já as obras da Fiol I (Caetité a Ilhéus), está com 75,6% de conclusão. O trecho entre Barreiras e Figueirópolis (TO) ainda não saiu do papel.
O Governo Federal reduziu o volume de recursos para as obras nos últimos anos e busca investimentos chineses para concluir o projeto.
Deixe seu comentário