O deputado estadual Pedro Tavares (DEM) exaltou nesta quinta-feira, 10 de maio, a luta dos portadores de lúpus e chamou a atenção para a conscientização da sociedade quanto a um melhor entendimento da doença. A data de hoje marca o Dia Mundial de Conscientização sobre o Lúpus. “Sempre acompanhei a luta e história de vida de alguns portadores do lúpus, como os integrantes da LOBA (Lúpicos Organizados da Bahia), e fiz questão de me associar e ajudar no que fosse preciso”, destacou Tavares.
Entre as proposições apresentadas pelo parlamentar na Assembleia Legislativa, estão os seguintes projetos de lei: o direito à gratuidade total no sistema público de transporte intermunicipal aos portadores de lúpus; o pagamento de meia entrada para portadores de lúpus nos estabelecimentos que promovem eventos culturais, artísticos, esportivos e de lazer, e a criação da semana de conscientização e combate ao lúpus; todos no âmbito do Estado da Bahia.
A Semana de Conscientização foi aprovada e sancionada em 2017, e já consta no calendário baiano. Além dos projetos citados, o deputado também apresentou na Casa uma indicação em que solicita a implantação de um Centro de Referência para o Tratamento de Lúpus e Doenças Autoimunes. “Essa é uma luta de todos nós. É preciso atentar para a importância do diagnóstico logo no início da manifestação. Continuarei empenhado para minimizar o sofrimento dos portadores de lúpus”, afirmou Tavares.
O lúpus é uma doença autoimune, complexa e de difícil diagnóstico. Pode atingir vários órgãos, incluindo pele, articulações, rins, pulmões e coração. O lúpus está relacionado à predisposição genética e pode ser desencadeado por fatores hormonais e ambientais, tais como: luz solar, infecções e alguns medicamentos.
Deixe seu comentário