Iniciou na manhã desta sexta-feira, 09/03 a greve geral da rede municipal de ensino de Itabuna. Os professores decidiram paralisar as atividades por conta do atraso no pagamento do terço de férias da categoria, que é devido desde o dia 17 de janeiro. O Sindicado do Magistério – SIMPI abriu a greve com um ato de protesto que iniciou no colégio IMEAM e seguiu sentido ao bairro da Califórnia.
De acordo com a Presidente do Sindicato, Profa. Carminha Oliveira, a assembleia decidiu por unanimidade que os professores só retornarão para as salas de aula após o pagamento integral das gratificações constitucionais de férias. “Propomos várias tentativas de negociação com o Governo, depois de muita pressão eles apresentaram uma proposta de pagamento parcelado. A categoria está cansada de tantos prejuízos e desrespeitos”, afirma a líder sindical.
Conforme a avaliação do sindicato, 95% das unidades escolares fecharam as portas na manhã desta sexta-feira e as poucas escolas abertas funcionaram em regime parcial e com o quadro desfalcado. “A greve está mantida e a adesão da categoria é a maior demonstração de insatisfação da classe com a postura do Governo e da atual Secretária da Educação”, declara Carminha.
Na próxima segunda, 12/03 o sindicato, juntamente com o comando de greve, estarão visitando os bairros para manifestarem a indignação e descontentamento dos professores. Além disso, irão pedir o apoio da população na luta que acabam de iniciar.
Deixe seu comentário