Artigo – Trânsito na Avenida Lomanto Junior.


Por: Antônio Carlos Dantas

A cidade de Ilhéus se expandiu ao longo da costa tendo a Baía do Pontal como divisora entre a zona Norte e a zona Sul. Na década 60 foi construída a Ponte do Pontal  com acesso ao bairro de mesmo nome e ao Aeroporto que atendia a cidade de Ilhéus, Itabuna e região. O Pontal bem localizado em relação ao centro de Ilhéus e o Aeroporto situado nessa área alavancou a expansão desse bairro e a área no entorno, lado sul, o nascimento e crescimento de novos bairros, Nelson Costa, Hernani Sá, Nossa Senhora da Vitória e a pavimentação da rodovia Ilhéus/Olivença/Una/ Canavieiras. Os novos bairros aumentaram a população da região.

Ao longo da Rodovia Ilhéus Canavieiras surgiram condomínios residências, empreendimentos hoteleiros e de lazer, desenvolvimento agropecuário e das cidades. A expansão da cidade de Ilhéus e a expansão da região aumentou consideravelmente a população tornado necessária a expansão de infraestrutura da região. A ponte do Pontal que inicialmente atendia ao bairro, atualmente atende essa grande região tornando-se obsoleta.

 Em construção, a segunda ponte que virá a melhorar o deslocamento entre a Zona Sul e Zona Norte. É um tremendo pandemônio se deslocar da zona sul para o centro nas horas de tráfego intenso, percurso que é feito em 5 minutos leva mais 40 e trás mal-estar e estresse aos que fazem esse percurso diariamente. A prefeitura, através do órgão responsável pelo trânsito, deve fazer avaliações técnicas para minorar essa situação ou em parceria com Detran (Departamento Estadual de Trânsito da Bahia) elaborar projeto  minorando essa situação.  Para resolver por completo tráfego lento, só com a nova ponte. Desejamos uma cidade organizada permitindo Mobilidade Urbana, com eficiência e segurança para seus cidadãos.