Posto de recadastramento biométrico passa a funcionar na Faculdade de Ilhéus, zona sul


Assinatura de termo de convênio de cooperação técnica Operacional. foto Clodoaldo Ribeiro.

Já está funcionando na zona sul de Ilhéus mais um ponto de atendimento ao eleitor para o recadastramento biométrico. A sala está instalada na Faculdade de Ilhéus, às margens da rodovia Ilhéus-Olivença e o atendimento acontece das 9 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Uma equipe foi capacitada para realizar o atendimento, que acontece em uma ampla sala climatizada, cedida pela instituição de ensino.

Ontem (13) à tarde, o vice-prefeito José Nazal, que também ocupa a secretaria municipal de Planejamento e Desenvolvimento Social, visitou as instalações e se encontrou com diretores da faculdade, juízes eleitorais e servidores da justiça. Juntos, assinaram um Termo de Cooperação Técnica para viabilizar o projeto. Nazal afirma que a implantação de mais um ponto de atendimento acontece em face à tímida procura pelo recadastramento no município. Segundo a justiça eleitoral local, apenas metade dos eleitores já se cadastrou. O prazo se encerra no dia 31 de janeiro de 2018.

Para todos – Apesar de, na teoria, o novo ponto ter sido instalado para atendimento ao público da zona sul, qualquer pessoa da cidade pode se cadastrar na Faculdade de Ilhéus. A professora Cristina Adry, coordenadora do curso de Direito da instituição, lembra que as parcerias estabelecidas pela Faculdade de Ilhéus são feitas à partir dos cursos que a faculdade oferece. Dentre eles há o de Direito Eleitoral. Estudantes foram selecionados na própria instituição para atuar no projeto.

Segundo George Andrade, professor e Consultor Jurídico da Faculdade, a instituição de ensino tem uma preocupação muito grande com as atividades de extensão e em não ficar limitada ao ensino, expandindo para a área de pesquisas. “Essa parceria é importante porque, o número de eleitores em Ilhéus que realizaram o recadastramento é ainda muito pequeno e a meta é audaciosa”, disse.

Referência – Nazal destacou ainda que desde o primeiro momento do recadastramento biométrico, Ilhéus tornou-se referência no estado, com a Prefeitura auxiliando as ações do Tribunal Regional Eleitoral. “Desde o primeiro momento nos preocupamos em dar este apoio logístico para que pudéssemos ter o nosso recadastramento em sua plenitude. Este ponto que agora se abre na zona sul, corresponde a uma área onde um terço da população urbana de Ilhéus mora”, lembrou.

A biometria é uma tecnologia que vem sendo adotada pela Justiça Eleitoral desde 2008, para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Por isso, alguns cartórios eleitorais estão realizando recadastramento biométrico, para coleta de digitais, assinatura e foto do eleitor. Daí o nome “biometria” – porque serão coletados e armazenados dados físicos do eleitor. O TRE lembra que, quem for fazer o exame biométrico, receberá atestado de 1 dia de trabalho.