A quem interessa o sucateamento do SAMU de Ilhéus ?


Funcionários do SAMU de Ilhéus fazendo café em um fogão improvisado. Foto publicada inicialmente no Blog Rumas em Notícia.

Uma imagem estarrecedora circulou na última semana e afirmavam ser do SAMU de Ilhéus. Na quinta-feira (28)  surgiu a confirmação de que a imagem é o reflexo da precariedade do SAMU de Ilhéus, onde muitos profissionais, entre eles médicos, já estão pedindo demissão por falta de condições de trabalho.

A imagem a qual nos referimos é a de um funcionário da Secretaria de Saúde de Ilhéus, lotado no SAMU, dentro da repartição cozinhando usando dois blocos e lenha. Segundo alguns prepostos do SAMU ouvidos pelo Blog Agravo, a situação é imaginável, onde falta água potável, material de limpeza, entre outras ocorrências graves.

Vale salientar que parte dos recursos do SAMU é repassado pelo governo federal, e segundo dados do Fundo Nacional de Saúde já caíram na conta da Secretaria de Saúde de Ilhéus R$ 756.000,00 ( Setecentos e cinquenta e seis mil reais), somente no mês de setembro foram 84 mil reais.

Em bate papo com um preposto do SAMU que pediu para não ter seu nome divulgado, foram questionadas as intensões da secretária de saúde,  a senhora Elizângela Santos de Oliveira.

 “Há uma precariedade forçada  para que fosse alguns profissionais do SAMU a pedir demissão, decretar estado de emergência, para colocar pessoas ligadas a ela e ao grupo político que ela representa.”, disse a fonte.

Segundo informações, o conselho de Saúde do Município de Ilhéus já está acompanhando o caso.

O espaço está aberto para a secretária explicar o inexplicável: A falta de condições de trabalho no SAMU.

Vale lembrar que há poucos meses denunciamos algumas situações revoltantes no SAMU. Confira nos links abaixo :

Cuida de mim Doutor ! Samu de Ilhéus está com todas as ambulâncias quebradas.

Denúncia do Blog Agravo sobre ambulância do Samu quebradas repercute a nível nacional