O coletivo SOS Colégio Estadual Padre Luiz Palmeira, o Movimento Pontalense de Cidadania e a Associação Cultural Criativa do Pontal divulgaram carta aberta ao governador Rui Costa (PT).
As entidades querem que o governador evite a extinção do Luiz Palmeira.
CARTA ABERTA AO GOVERNADOR RUI COSTA
Senhor governador,
Há um monumental ruído na comunicação entre os seus colaboradores destacados para tratar da extinção da Colégio Estadual Padre Luiz Palmeira, localizado no bairro Pontal, em Ilhéus. Ao contrário do que afirma a Secretaria da Educação do Estado, muitos alunos dessa escola ainda não conseguiram vagas na rede estadual.
Além disso, até 2016 esse era o único colégio público de Ilhéus com educação em tempo integral. As escolas que passaram a oferecer essa modalidade de ensino em 2017 não têm vagas para todos os alunos do Luiz Palmeira.
Se a demolição da escola cinquentenária é inevitável devido à construção das vias de escoamento da nova ponte, solicitamos que vossa excelência se sensibilize e torne possível o funcionamento do colégio em outro espaço também na zona sul da cidade.
Recentemente, um espaço adequado para realocar a escola, o do antigo Clube Social do Pontal, foi cedido à municipalidade. O documento de cessão encontra-se nas mãos do prefeito Mário Alexandre (PSD) e do vice-prefeito José Nazal (Rede). Isso é tudo o que os pais dos alunos querem. Assim, como ocorreu entre 2013 e 2016, poderão deixar os filhos no conforto e na segurança de uma escola com ensino em tempo integral.
Nessa semana, em Ipiaú, o senhor anunciou que o Governo da Bahia vai destinar noventa milhões de reais para a reforma de escolas. Em nome da comunidade do Colégio Luiz Palmeira e de todas as pessoas que veem na educação o melhor caminho para a vida virtuosa, pedimos que pequena parte desse recurso seja reservada para a transformação do antigo clube na nova sede da escola.
Aproveitamos a oportunidade para demonstrar o nosso reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no âmbito do programa Educar para Transformar, com o fortalecimento da educação pública na Bahia e a consolidação do ensino profissionalizante.
Por fim e de forma respeitosa, dirigimo-nos também ao menino que cresceu no humilde bairro da Liberdade e estudou na Escola Estadual Luiz Tarquínio, antes de ser conduzido ao cargo público mais importante da Bahia. O seu exemplo, governador, certamente pode inspirar os estudantes do Colégio Estadual Padre Luiz Palmeira a também trilhar caminhos grandiosos na vida.
Atenciosamente,
Movimento SOS Escola Estadual Padre Luiz Palmeira
Movimento Pontalense de Cidadania
Pontal Criativo
Associação Cultural Criativa do Pontal
Deixe seu comentário