Nenhuma operadora consegue oferecer 4G estável no Brasil


Do Tribuna

Um relatório da consultoria OpenSignal revela que as operadoras brasileiras ainda têm um longo caminho a percorrer caso queiram oferecer conexão móvel de qualidade aos usuários. O estudo divulgado nesta quarta-feira (18) mostra que, na prática, nenhuma das empresas é capaz de oferecer um sinal 4G estável no país.

Os telefones que operam em rede 4G e possuem chip compatível com a tecnologia só funcionam em velocidades equivalentes metade das vezes que tentam navegar na internet. “Nenhuma operadora foi capaz de fornecer uma conexão LTE mais de 60% do tempo em nossas medições”, informa a OpenSignal

A consultoria informa que as redes 4G do Brasil estão ficando mais rápidas, mas as operadoras claramente precisam trabalhar para expandir o alcance do sinal. O relatório mostra que a TIM oferece a melhor rede, com acesso em 59,2% das tentativas de navegação.

A cobertura da Vivo também ultrapassa os 50%, o que não ocorre com a Claro e Oi. O estudo da OpenSignal foi gerado entre os dias 1º de setembro e 30 de novembro de 2016, com 39.471 usuários de smartphones do Brasil. No total, foram processados 770 milhões de dados coletados em aparelhos que possuem o aplicativo da companhia.