A audiência pública sobre a nova ponte Ilhéus/Pontal acontece na próxima segunda-feira (12), às 14h, no Plenário da Câmara de Vereadores de Ilhéus. Será uma oportunidade da população tirar dúvidas sobre o projeto que interligará o centro da cidade à zona sul e integra a BA-001, saber como irá melhorar a qualidade de vida da população, como promoverá mais mobilidade e menos tráfego com escoamento adequado, acessibilidade, ciclovias, estacionamentos, e como impactará diretamente nos moradores da cidade, principalmente os que terão suas casas atingidas pela obra – e que tem se organizado em movimento capitaneado pelo morador Edgard Freitas. Técnicos também deverão apresentar os Estudos de Impacto Ambiental e suas condicionantes.
A realização desta audiência foi recomendada pelo Ministério Público ao Governo do Estado, por meio da Superintendência de Infraestrutura do Estado da Bahia (SIT), após representação enviada pelo Instituto Nossa Ilhéus. Enquanto instituição da sociedade civil organizada, que atua também com monitoramento social, o Instituto enviou representação ao MP a fim de contribuir para que os gestores não ajam de forma equivocada, solicitando providências e tornando o processo da obra, que tem levantado muitos questionamentos por parte da população, o mais transparente possível para a população.
Uma reunião pública, proposta pelo vereador, Ivo Evangelista, aconteceu no dia 01 deste mês, quando foi possível que os presentes formulassem perguntas para apresentarem na audiência de segunda-feira, quando serão seguidos os trâmites referentes a uma audiência desta natureza, com prévia e ampla divulgação, presença de técnicos para falarem sobre o projeto, apresentação dos estudos de impacto ambiental, inscrições de perguntas da população para serem respondidas pela mesa, os encaminhamentos registrados em relatório e a apresentação das conclusões.
*Informações do Instituto Nossa Ilhéus
Deixe seu comentário