Na manhã da última sexta-feira, 23, a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), autarquia municipal da prefeitura de Ilhéus, promoveu atividade em homenagem a 10ª Primavera dos Museus, evento de iniciativa doInstituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Ministério da Cultura. Em Ilhéus, o evento contou com apoio da Secretaria de Cultura (Secult).
Durante a ação promovida pela Maramata, estudantes de escolas municipais e pessoas da comunidade assistiram a uma palestra ministrada pelo professor de História, Erlon Costa, sobre o Projeto Morro de Pernambuco, que conta a história do local. Também os visitantes conheceram o museu da instituição e confraternizaram com um café da manhã, ao som da cantora Gabriela Maja.
O Projeto Morro de Pernambuco tem a parceira da Secretaria de Educação Municipal (Seduc) e foi recentemente concluído. De acordo com o professor Erlon Costa, o estudo surgiu em 2004 e foi revitalizado na atual gestão.
“Ele apresenta a questão do Farol do Morro do Pernambuco, o Forte de Santo Antônio, os naufrágios que aconteceram em nossa região e que estão diretamente ligados com o nosso porto”, destacou.
“Também mostra que a Maramata tem um museu que está ativo, e que nós temos que criar essa inter-relação, de que existe uma necessidade de explorar e abordar a história regional e conhecer também o espaço que isso aqui nos proporciona”, ressaltou o professor Erlon Costa, que também é articulador de relações étnico-racial da Seduc, e docente de História da rede de ensino do Estado da Bahia.
De acordo com Luiz Frederico Andrade, presidente da Maramata, este ano a ação em referência a 10ª Primavera dos Museus, também homenageia a história da educação de Ilhéus. “Também, estamos aqui trazendo as informações sobre as primeiras escolas, os primeiros colégios. A primeira Faculdade Católica de Direito, depois Federação das Escolas Superiores de Ilhéus (Fespi), e da atual Universidade Estadual (Uesc), e terminando na Universidade do Mar e da Mata (Maramata) que é uma universidade de ensino informal, mas que transfere muito conhecimento” lembrou.
Deixe seu comentário