O candidato a prefeito de Ilhéus, Bebeto (PSB), e seu vice, Luiz Uaquim (PMDB), da coligação “Ilhéus, nosso maior compromisso”, conversaram na manhã de sexta-feira, 2, com os moradores do Alto Nossa Senhora das Vitórias, que reclamaram da precariedade de serviços de iluminação, saúde, educação, coleta de lixo, além de pavimentação e transporte público.
A dona de casa Virgínia de Jesus Santos, cuja filha teve dengue hemorrágica e não foi atendida no posto de saúde por falta de medicamentos, lamentou a falta de transporte coletivo para o Alto Nossa Senhora das Vitórias. “Aqui sobem ônibus para treinamento de motoristas, mas não colocam um único veículo para transportar os moradores. É um absurdo”, desabafou.
Para Bebeto, o transporte público é um direito social de toda a população. “O ônibus deve chegar onde a população precisa. É uma concessão pública regularizada pela Prefeitura e, se não funciona, é culpa da administração, que não ouve o clamor do povo”, declarou.
Os moradores se queixam ainda que o Alto Nossa Senhora das Vitórias não contam com posto de saúde. Eles contam que buscam atendimento na unidade do Hernani Sá e, para conseguir uma ficha, precisam sair ainda de madrugada, andando mais de três quilômetros. A localidade também não conta com creches.
Sem vagas
Os moradores denunciam que a única escola municipal, que só atende a Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, não suporta todas as crianças e muitas precisam estudar em outros bairros. Já os jovens não dispõem de espaço de esportes ou lazer e, como não há coleta regular, o lixo fica espalhado pelas ruas, o que atrai inúmeros vetores de doenças.
O plano de governo de Bebeto traz propostas que contemplam as necessidades do Alto Nossa Senhora das Vitórias, a exemplo do aumento da cobertura da rede de Atenção Básica; educação em tempo integral associada a práticas esportivas e inclusão digital, a Escola Laboratório (Escolab), Centros de Convivência Infantil; implantação de quadras poliesportivas, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas na zona sul de Ilhéus e ampliação da rede de esgoto.
Bebeto também defende a necessidade de políticas voltadas para a mulher, contemplando ações para saúde preventiva, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. “As mulheres chefiam boa parte dos lares ilheenses. É preciso executar políticas públicas que incluam o segmento feminino, valorizando e protegendo as mulheres e seus filhos”, disse.
*Assessoria de comunicação do candidato Bebeto, da Coligação Ilhéus, nosso maior compromisso.
Deixe seu comentário