Itabuna vai operar as varizes pelo SUS


Secretário de Saúde de Itabuna médico Paulo Bicalho.
Secretário de Saúde de Itabuna médico Paulo Bicalho.

O secretário de Saúde de Itabuna, Paulo Bicalho, anunciou um novo serviço para os pacientes dos SUS – Sistema Único de Saúde: o tratamento de varizes com escleroterapia, tipo embolização com espuma, para pacientes com varizes.

O procedimento será realizado a partir deste mês no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e será coordenado por um especialista em angiologia. Inicialmente serão beneficiadas 60 pessoas.

A novidade é que o paciente não precisa de internação. O procedimento será realizado no ambulatório do hospital e logo após o paciente poderá ir para casa. Esta é a primeira vez que um hospital público na Bahia presta esse serviço.

O paciente passará por uma consulta com o especialista, logo após realizará exames de ultra-sonografia com Doppler Colorido de vasos e terá ainda assistência com retorno em três consultas subsequentes ao procedimento.

Bicalho disse que o tratamento é mais rápido, o tempo de recuperação é mais curto e menos dolorido para o paciente porque não há necessidade da remoção da veia. Ela permanece, mas sem ocasionar transtornos circulatórios.

Outra vantagem é que o procedimento exige o mínimo de repouso, em media 2 dias, depois do qual o paciente poderá retomar as atividades normais depois de ter passado pela avaliação médica.

Numa cirurgia convencional o tempo de repouso pode chegar a 15 dias e só poderá ser feito num hospital, diferente do tratamento que é feito num ambulatório. ( A Região)