Ferramenta inédita lançada neste domingo (28) pela Folha de São Paulo, em conjunto com o Datafolha, mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros.
Na Bahia, o município de Barro Preto se destaca na primeira posição do ranking, aparecendo também na décima primeira posição no comparativo com outros 5.281 municípios brasileiros. O Ranking de Eficiência de Municípios – Folha leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão.
O mesmo ranking aponta a capital baiana na 166ª posição no estado e em 2.107ª posição no cenário nacional. De acordo com o levantamento, apenas 24% dos 5.569 municípios brasileiros são eficientes no uso de recursos em saúde, educação e saneamento – obtendo nota igual ou superior a 0,5.
Barro Preto, gerida por Jaqueline Motta (foto), na escala de 0 a 1, atinge 0,622. O raio-x da ferramenta mostra que os investimentos no município em educação, saneamento e saúde está acima da media nacional, mesmo com uma receita total inferior aos outros municípios avaliados. Em 2013, apenas um ano após o início da atual gestão, a cobertura por atenção básica na saúde chegou a 100% em Barro Preto. Os dados completos podem ser vistos neste link.
Deixe seu comentário