O presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), reduziu de 270 para 53 a quantidade de aeroportos que seriam melhorados pelo programa de investimentos federais em aviação regional. Ilhéus e outras 18 cidades baianas foram retiradas da lista, e apenas Vitória da Conquista e Barreiras continuam como beneficiadas pelo projeto.
De acordo com o ministro de Transportes, Aviação Civil e Portos, Maurício Quintella Lessa, a decisão foi tomada porque a cúpula do governo não achou necessário começar o programa com aquela quantidade de aeroportos. “Chegamos à conclusão de que não seriam necessários 270 aeroportos para iniciar um programa realista que atenda aos Estados, à demanda e às empresas”, disse Quintella ao jornal Folha de S. Paulo.
O plano de desenvolvimento da aviação regional, lançado em dezembro de 2012, tinha investimentos estimados, na época, de R$ 7,3 bilhões. Quase nenhum projeto saiu do papel desde então. Com a redução da lista, o orçamento necessário será de R$ 2,4 bilhões, que serão investidos até 2020. Ainda segundo Quintella, a lista atual é “bem mais realista”.
O governo afirmou ainda que pretende beneficiar outras 123 unidades à medida que a situação econômica do país melhorar, ou caso os estados quiserem assumir os projetos. A proposta para obras de ampliação dos aeroportos a partir do ano que vem foi lançada pela presidente afastada Dilma Rousseff.
Confira a lista de aeroportos baianos retirados do programa de beneficiamento:
- Bom Jesus da Lapa
- Cipó
- Feira de Santana
- Guanamni
- Ibotirama
- Ilhéus
- Irecê
- Itaberaba
- Jacobina
- Jequié
- Lençóis
- Maraú
- Paulo Afonso
- Porto Seguro
- Salvador
- Santa Maria da Vitória
- Santo Antonio de Jesus
- Sento Sé
- Teixeira de Freitas
Deixe seu comentário