Uma grande confusão marcou nesta segunda-feira (22), o evento de inauguração da UPA 24 Horas, em Vitória da Conquista, com a presença do governador Rui Costa.
Como já era previsto, professores da UESB compareceram com cartazes, apitos e palavras de ordem. Até o momento tudo estava mais ou menos tranquilo, até Rui Costa subir ao palanque.
Um princípio de tumulto deu lugar a uma confusão grave entre os professores e servidores da UESB e seguranças da governadoria. Na confusão, o professor Reginaldo Souza foi imobilizado. Vendo aquilo os colegas tentaram interceder e o tumulto ficou ainda mais sério.
Reginaldo foi levado por seguranças e policiais para um local mais afastado. Foi quando começou a passar mal. Um médico da UPA foi chamado e prestou socorro ao professor. Uma viatura do SAMU foi acionada. O incidente provocou a fúria dos protestantes, que passaram a ofender e xingar Rui Costa, que se retirou do palanque.
Nesta terça-feira (23), por meio de nota pública, a administração da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), por intermédio do reitor, professor Paulo Roberto Pinto Santos, manifestou solidariedade aos professores, servidores técnicos e estudantes da Uesb, por terem sofrido ato de violência, por parte de seguranças do governador do Estado.
O reitor ainda manifestou sua posição contrária a qualquer ato que, impeça ou iniba a liberdade de expressão. “Além disso, ele repudia todo e qualquer ato de violência. Nesse momento, a administração da Uesb se solidariza com todos os membros da comunidade universitária, em especial aos professores agredidos no momento em que, lutavam e reivindicavam seus direitos e melhorias para nossa Universidade”, diz a nota.
Confira o vídeo com protesto dos professores:
Deixe seu comentário