Ilhéus conclui reforma e ampliações de mais quatro escolas na zona rural


Escola do Couto foi totalmente reformada e ampliada.Foto de Gidelzo Silva /Secom
Escola do Couto foi totalmente reformada e ampliada.Foto de Gidelzo Silva /Secom.

Quatro unidades escolares da rede municipal de ensino de Ilhéus serão reabertas na zona rural de Ilhéus. Nesta quarta-feira, 10, a comunidade de Lava-Pés passa a contar com “um novo colégio”, como salienta o secretário de Educação, Paulo Moreira. A programação segue nesta sexta-feira, 12, com a entrega da escola do distrito de Couto, e, na próxima semana, as localizadas nas comunidades de Santo Antonio (ao sul), e na Vila São José, na rodovia Ilhéus-Uruçuca, na zona norte.

Segundo o secretário, a unidade de Lava-Pés foi construída do zero e passou por um minucioso trabalho de preparação. “Estamos entregando à comunidade, aos professores e alunos duas novas salas modernas, com áreas para cozinha, lazer, setor administrativo e com a dispensa abastecida, que garante estoque para a alimentação escolar digna para nossos estudantes”, acrescentou.

Já na sexta-feira, amanhã, dia 12, será a reabertura da escola municipal do Couto. A escola passou por reforma em toda a estrutura, como telhado, piso, banheiros, muro, pintura e na cozinha. Além disso, houve ampliação para seis novas salas de aula que vão atender aos estudantes do ensino fundamental 2. O prédio já está mobiliado e a secretaria escolar pronta para matricular novos alunos.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Paulo Moreira, na próxima semana, estão previstas as entregas das melhorias das Escolas Municipais do Santo Antonio, na zona sul, e Reis Cerqueira, localizada na Vila São José, na Rodovia Ilhéus-Uruçuca. As duas unidades foram reformadas para oferecer melhores condições de trabalho e mais conforto a alunos e professores.

Moreira salienta que todas essas obras foram realizadas com recursos próprios do município e integram o programa de melhoramento dos espaços físicos da rede municipal de ensino. “Essas quatro unidades, juntas, atendem a cerca de mil alunos, diariamente, e são responsáveis pela primeira formação dessas nossas crianças. Por isso, estamos focados em dar condições cada vez melhores para esse público, assim como para os professores, diretores e coordenadores pedagógicos”.