Vídeo: Homem vítima de infarto não encontra atendimento em hospitais de Ilhéus


hospitalUm vídeo, que circula nas redes sociais mostra a indignação de um rapaz, identificado como Nailton Araújo, que prestou socorro a um senhor com suspeita de infarto e não encontrou atendimento médico no hospital Regional Luiz Viana Filho, como também em nenhum outro Hospital no município. O fato aconteceu no último sábado (06).

O autor do vídeo, Edgard Siqueira, relata durante a gravação, que outro paciente acidentado com uma  garrafa na barriga, teve de pegar um táxi para ser socorrido em Itabuna.

Vale lembrar que, em 23 de maio deste ano, uma Ação Pública movida pelo Ministério Público, a pedido do titular da Promotoria Estadual de Saúde, Pedro Nogueira Coelho, foi acatada pelo juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, Alex Vinicius Campos Miranda, por intermédio de uma liminar, que obriga a direção do Hospital Geral Luiz Viana Filho, garanta o funcionamento contínuo e ininterrupto do atendimento, de urgência e emergência.

A Constituição brasileira estabelece que, a saúde é um dever do Estado. A implementação e a gestão do SUS são portanto, também obrigação do município de Ilhéus, que devem trabalhar integradas às demais esferas de governo, na construção de políticas setoriais e intersetoriais que, garantam à população acesso universal e igualitário à saúde.

Vídeo :