Estiagem: Ministério reconhece emergência para Ilhéus, Santa Luzia, Nova Canaã e Camacan; Deputado pede agilidade para Itabuna e Barro Preto


deputado

Preocupado com a situação alarmante vivenciada pelos municípios baianos em decorrência da longa estiagem, em especial os da região Sul do estado, o deputado federal Bebeto Galvão (PSB) foi até o Ministério da Integração nacional nesta terça-feira (20) para solicitar agilidade na tramitação dos decretos de emergência dos municípios que aguardam reconhecimento do governo federal para entrar em vigência.

Na audiência com o secretário nacional da Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior, o deputado Bebeto fez um apelo para que a pasta dê celeridade no trâmite, pois milhares de famílias estão em situação delicada por conta da seca, a produção agrícola tem ficado comprometida e a pecuária perdido o rebanho.

Dos municípios que decretaram situação de emergência, o governo federal já publicou no Diário da União os reconhecimentos dos decretos referentes à Ilhéus, Nova Canaã, Camacan e Santa Luzia. Ficam faltando as publicações de Itabuna e Barro preto, os quais o secretário nacional se comprometeu com Bebeto a fazê-las nos próximos dias.

Deputado cobra liberação de recurso para Defesa Civil da Bahia

Durante a audiência, o deputado Bebeto pediu ainda que a pasta nacional autorize a liberação do repasse de R$ 5 milhões para a Coordenação de Defesa Civil do Estado da Bahia, proveniente de um recurso que ficou parado no ministério. O secretário nacional Adriano Júnior se comprometeu a dar agilidade na questão burocrática e o valor deve ser liberado nos próximos dias.