Na tarde da ultima quarta-feira no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), foi realizada a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), coordenada pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, e pela presidente do Cosems/BA e Secretária de Saúde de Itacaré, Stela Souza.
A premiação dos trabalhos do estado que foram selecionados e apresentados durante a 13ª Mostra Brasil Aqui tem SUS marcou o início dos trabalhos. Stela e Vilas-Boas se encarregaram da entrega das placas do Prêmio Irmã Dulce aos municípios que foram selecionados e realizaram apresentações durante o XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais em Fortaleza (CE), de 1 a 4 de junho. A responsável pelas Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Tavares, esteve presente e foi homenageada.
Vilas-Boas parabenizou as experiências exitosas dos municípios. Ele lembrou que os trabalhos trouxeram benefícios para o SUS nas áreas de saúde mental, saúde da família, atenção básica e saúde da população negra, além de ações de acompanhamento aos casos de microcefalia, sistema de informação da regulação, estratégias de eficiência da gestão em saúde, entre outros. Stela Souza enfatizou sobre a importância dos municípios que, mesmo diante da crise que assola o País, tem conduzido à saúde de forma criativa e (re)inventando o fazer saúde pública no Estado da Bahia.
O Município de Itacaré foi premiado por dois trabalhos: “Ação em Saúde, em um Distrito de Itacaré-BA: Paraíso com Qualidade de Vida e Saudável” com autoria da Diretora da Atenção Básica – Thais Gaspar e CoAutoria da Secretária de Saúde – Stela Souza, sobre a Ação em Saúde realizada em Taboquinhas de 4 a 9 de Abril com a presença do Odontomóvel, Semana de cuidado com as gestantes e faxinaço.
E ” Itacaré: Paraíso limpo e Saudável” com autoria da Diretora da Vigilância – Marcela Cardoso e CoAutoria da Secretária de Saúde – Stela Souza, sobre as ações da vigilância em combate a Dengue, Zika e Chikungunya.
Deixe seu comentário