O ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, está entre os 6.738 gestores que tiveram contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União. O político foi condenado em 4 processos julgados entre 2011 e 2015.
De acordo com o TCU, Fernando Gomes foi punido por irregularidades com dinheiro repassado pelo governo federal para melhoria na saúde e investimentos em programas para beneficiar pequenos agricultores.
A lista dos que podem ser barrados será enviada ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia até 5 de julho. Além de Fernando Gomes, a lista do TCU traz ex-prefeitos de Canavieiras, Ubatã, Uruçuca, Pau Brasil, Itororó, Itajuípe e Barro Preto.
Estão na lista também ex-prefeitos de Ibicaraí, Ibirapitanga, Santa Luzia, Coaraci e Aurelino Leal. O ex-prefeito de Ibirapitanga, Ruiverson Lemos Barcelos, é recordista entre os políticos do sul da Bahia, com 11 condenações.
De acordo com a Lei de Inelegibilidades, o responsável por contas de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade não pode candidatar-se a cargo eletivo. ( A Região)
Deixe seu comentário