Ranking Transparência tem 4 da região


Matéria do Jornal A Região

transparenciaFoi divulgado nesta quarta-feira o Ranking da Transparência elaborado, pelo segundo ano consecutivo, pelo Ministério Público Federal. O levantamento traz 4 municípios do sul da Bahia entre os 10 melhores colocados no estado.

Maraú está na terceira colocação e foi o município que apresentou o melhor desempenho de 2015 para este ano. No quesito transparência das contas públicas, obteve nota 9,1. Em 2015 a nota foi 4 em uma escala de 0 a 10.

Ilhéus aparece na sétima colocação, com nota oito, vírgula, sete. No ano passado a nota foi de sete, vírgula, cinco pontos. Pau Brasil vem em seguida, com nota oito vírgula, seis pontos na avaliação sobre transparência nos municípios.

Um décimo separa o município de Pau Brasil de Itapitanga, que obteve nota oito, vírgula cinco. O melhor desempenho no estado pertence ao município de Conceição do Coité, que obteve nota de nove, vírgula três pontos.

Entre os 50 primeiros colocados no Ranking da Transparência do Ministério Público Federal na Bahia estão Ibirapitanga, Ibirataia, Una, Ubaitaba e Ubatã. Itabuna aparece na posição 169, com nota 4,9.

Dois municípios são “0” em transparência

Os municípios do sul da Bahia que apresentaram os piores resultados foram Jussari e Gongogi, com nota 0 nas duas avaliações. Já o governo da Bahia obteve nota 4,1 e ficou na 26ª colocação entre os estados.

O Ranking da Transparência avalia o cumprimento de normas quanto à publicidade de informações de gastos públicos e disponibilização de canal para pedidos de informação por meio dos sites oficiais ou portais de transparência.

Desenvolvido pela Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal, o Ranking da Transparência monitorou todos os 5.567 municípios do país, além dos 26 estados e do Distrito Federal.