Ilhéus: Fotos aéreas mostram a represa do Iguape em estado crítico


A foto da represa do Iguape mostra que a cada dia se agrava a crise hídrica em Ilhéus.  Foto José Nazal.
A foto da represa do Iguape mostra que a cada dia se agrava a crise hídrica em Ilhéus. Foto José Nazal.

É necessário repensar a situação do meio ambiente no município de Ilhéus. Fotos aéreas feitas no domingo (05), pelo fotógrafo José Nazal, mostram o estado crítico que chegou a represa do Iguape, responsável pelo abastecimento de grande parte da cidade.

Segundo Nazal, a divulgação das fotos não é para causar pânico, e sim chamar atenção para a conscientização de todos sobre a questão desse bem tão precioso que é a água.

Inúmeros ilheenses estão sem água, e a Embasa vem diminuindo cada vez mais o abastecimento da população. Mas mesmo assim ainda vemos pessoas lavando calçadas, e até a mesmo a Embasa demorando 18 horas para concertar vazamentos denunciados pela população.

Faltou conscientização por parte da população, mas principalmente dos governantes. Esses são os principais responsáveis pelo problema ambiental e social que o município vem passando. Segundo uma fonte da Defesa Civil estadual, tanto o governo municipal, quanto a Embasa foram avisados e sabiam há meses que a crise hídrica iria bater à porta de Ilhéus. Faltou prevenção, investimento, e principalmente responsabilidade.

Como salientou José Nazal em sua publicação nas redes Sociais: “O governo municipal espera uma solução do acaso, a mercê da vontade de Deus. O Estado, não sei o que fará. A sociedade, sei que precisa acordar”.

Que Deus nos abençoe!

Confira a galeria de fotos feitas por José Nazal :