Segundo um levantamento feito pelo Blog Agravo junto a dois presidentes de partidos, o município de Ilhéus tem hoje quase 600 pré-candidatos disputando 19 vagas para vereador. Mas, segundo o presidente do PTC, Jorge Farias, os números das eleições proporcionais devem cair para 450 devido aos cortes por problemas com registros de candidatura, e nas convenções municipais.
As convenções partidárias para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. No caso das convenções não indicarem o número máximo de políticos, as vagas que sobram devem ser preenchidas em até 30 dias antes do pleito, não mais 60 dias, como era na legislação anterior.
Nas eleições deste ano, os políticos poderão se apresentar como pré-candidatos sem que isso configure propaganda eleitoral antecipada, mas desde que não haja pedido explícito de voto. A nova regra está prevista na Reforma Eleitoral 2015, que também permite que os pré-candidatos divulguem posições pessoais sobre questões políticas e possam ter suas qualidades exaltadas, inclusive em redes sociais.
Até abril deste ano o TSE contabilizou 134.988 eleitores aptos a votar no município de Ilhéus. Na última eleição, em 2014, eram 133.554 eleitores, mas as abstenções alcançaram em média 24%, sem falar nos votos brancos e nulos.
Deixe seu comentário