Unidade do Exército em Ilhéus completa 70 anos


Órgão é responsável pela fiscalização da venda de produtos controlados, como armamentos e explosivos também contribui com ações sociais, entre outras.
Órgão é responsável pela fiscalização da venda de produtos controlados, como armamentos e explosivos também contribui com ações sociais, entre outras.

A 18ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM), instalada em Ilhéus, comemorou nesta sexta-feira, 70 anos de criação e 65 de funcionamento no município, durante solenidade realizada em sua sede, no bairro Cidade Nova. O ato foi conduzido pelo comandante da CSM, Major Serra, e contou com a participação do prefeito em exercício, Carlos Machado (Cacá), do padre Aldemiro Sena (Miro), os Majores da Polícia Militar, Rivas e Câmara, além de representantes regionais da Força Aérea e da Marinha, e ex-chefes e integrantes daquele órgão.

Na cerimônia, o comandante Serra fez um balanço das atividades desenvolvidas desde a criação da CSM, ainda como Circunscrição de Recrutamento, na cidade de Jequié, em 1946. Segundo ele, o órgão nasceu com o objetivo de formar soldados para mobilização terrestre nas microrregiões do extremo sul e sudeste da Bahia. “Hoje, a 18ª CSM é uma base regional de execução e fiscalização do serviço militar, tendo como finalidade principal coordenar, fiscalizar e executar os trabalhos relativos ao alistamento realizados pelas Delegacias de Serviço Militar e pelas Juntas de Serviço Militar da região”.

Homenagens – No ato desta sexta-feira, 20, o órgão, que integra a VI Região Militar, homenageou com o título Amigo da 18ª CSM, o delegado da Capitania dos Portos de Ilhéus, Capitão Luiz Carlos Mendes Juvenal, além de reconhecer os serviços prestados a ex-comandantes e integrantes da corporação.