Projeto Rede Cineclubista nas Escolas já possui 23 cineclubes atuando em mais de 50 escolas públicas do Estado


cine 02

O Projeto Rede Cineclubista nas Escolas tem por objetivo criar a rede cineclubista nas escolas públicas da Bahia, através da implantação de 54 novos cineclubes e da realização de mostra audiovisual nas escolas. A expectativa é que o projeto estimule a produção audiovisual e contribua para a formação de público interessado em cinema e audiovisual.

Após a formação dos monitores e monitoras, a equipe em conjunto com os gestores, professores, funcionários e principalmente os alunos, multiplicadores da proposta, estão, nas escolas públicas, em processo de envolvimento com as práticas cineclubistas, através de oficinas, sessões e debates associados as atividades escolares, promovendo um processo de aprendizado livre e interativo, que, a cada etapa se diversifica, alcançando jovens das comunidades baianas rurais e urbanas.

As equipes da Rede Cineclubista, formadas por profissionais do campo educacional e audiovisual, estão atuando nos territórios de identidade, efetivando espaços de projeção para exibições e debates de filmes que irão ocorrer durante todo o ano letivo de 2016, incluindo a Mostra Audiovisual dos filmes dos próprios estudantes, apresentando a importância da ferramenta do cinema para o aprendizado transdisciplinar.

As exibições acontecem sempre de segunda a sexta e a programação fica a cargo dos próprios alunos de cada escola parceira, orientados pelos monitores do projeto e professores. Cada Cineclube recebeu um kit com mais de 50 obras audiovisuais incluindo vários cineastas baianos e brasileiros (Programadora Brasil). Os filmes foram doados através da parceria com a SECULT e com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Confira a programação em: http://redecineclubistanasescolas.blogspot.com.br/

No território Litoral Sul o projeto está acontecendo nos municípios de Itabuna no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães através do Cineclube Mocamba, no IMEAM e no ACM através do Cineclube Burundanba, na escola Florestan Fernandes no Assentamento Terra Vista em Arataca com apoio do Cineclube Cabaça, e ainda em duas escolas públicas de Ilhéus através do Cineclube Dilazenze e também em Serra Grande/Uruçuca através de Cineclube Mocamba.

O Projeto Rede Cineclubista nas Escolas é uma realização da OCA – Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica, em parceria com a União de Cineclubes da Bahia, Conselho Nacional de Cineclubes, Federação Internacional de Cineclubes, Secretaria do Audiovisual / MINC, TVE, 107,5 FM Educadora, Universidade Estadual de Santa Cruz, Laboratório Audiovisual / LabAV, CESOL e CINEarts. O projeto conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz).

Ficha Técnica:

Claudio Henrique da Sliva Lyrio – Coordenador Geral

Daniela Fernandes – Coordenadora Executiva

Jorge de Souza Conceição – Coordenador Pedagógico

Ilton Cândido de Jesus – Coordenador Financeiro

Valber Teixeira dos Santos – Produtor

Janaína Nunes da Silva – Assessoria de Comunicação

 

 

Realização: Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica e Cineclube Mocamba.

 

E-mail: [email protected]

 

 

Site :https://www.redecineclubenasescolas.blogspot.com.br https://www.facebook.com/pages/Rede-Cineclubista-nas-Escolas

Itabuna, 07 de abril de 2016