A passagem da Tocha Olímpica 2016 por Ilhéus, no próximo dia 21 de maio, deve mobilizar milhares de pessoas, da cidade e de municípios circunvizinhos em torno do evento, um dos momentos mais marcantes dos preparativos para as Olimpíadas do Rio 2016. Acesa na Grécia, a Tocha Olímpica começa hoje a percorrer vários países até chegar ao Brasil. Ilhéus será a cidade base do revezamento na região, onde a tocha vai pernoitar. Para dar suporte a toda programação, que inclui shows e competições esportivas, a Secretaria Municipal de Turismo e Esporte (Setur) cadastra voluntários, de qualquer sexo, a partir dos 16 anos, até o dia 18 de maio.
Segundo o secretário municipal de Turismo e Esportes, Josenaldo Cerqueira, as inscrições podem ser feitas na sede da Setur, localizada na Avenida Marcus Paiva, nº 236, Cidade Nova; no Ginásio de Esportes (Avenida Canavieiras); no Ponto de Atendimento ao Turista (PAT), ao lado da Catedral de São Sebastião; na Secretaria de Educação (Avenida Soares Lopes); na Casa de Cultura Jorge Amado e na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Internet – Nos pontos físicos, o cadastro pode ser feito das 9 às 16 horas. Outra opção para quem deseja participar do revezamento da tocha em Ilhéus é a inscrição pela internet, através da plataforma Sympla (https://goo.gl/g1mBRr). A organização vai disponibilizar certificado para aqueles que atuarem como voluntários.
O secretário Cerqueira salienta ainda que os voluntários selecionados não conduzirão a Tocha. “Eles estarão identificados com crachás, ficarão junto ao cordão de isolamento e vão nos ajudar dando orientações ao público e evitando que as pessoas entrem na área onde o comboio vai passar”, acrescenta.
Revezamento – Por seu valor histórico, Ilhéus é uma das 83 cidades brasileiras onde haverá celebração durante o revezamento da tocha olímpica dos Jogos do Rio 2016. O trajeto definido pela organização deve ser iniciado na BR-415 e encerrado na região central da cidade.
A tocha olímpica troca de mãos a cada 200 metros, como prevê o comitê organizador. Dessa forma, Ilhéus terá, em média, 45 carregadores, o que incluirá pessoas, incluindo esportistas, que se destacaram, prestaram ou prestam serviços relevantes à comunidade ilheense.
Deixe seu comentário