Rede Universidade Professor oferece 105 mil vagas para formação de docentes


Reduzir o número de professores que ensinam matérias escolares para as quais não têm formação adequada. Com este objetivo, o Ministério da Educação (MEC) lançou a Rede Universidade Professor, que oferecerá 105 mil vagas para a formação de professores, em cursos presenciais ou a distância por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na Bahia, a ação é conduzida pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), por meio do Fórum Estadual Permanente de Apoio Docente do Estado da Bahia (Forprof).

Segundo o diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira, Severiano Alves, a abertura das vagas é uma ação que visa atender às metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação, no âmbito da formação de professores. “Nós estamos preocupados com a melhoria da qualidade do ensino, e ela também se faz pela formação adequada dos professores da nossa rede. Por isso é [importante] a Rede Universidade do Professor, que também irá beneficiar a Bahia e, consequentemente, os nossos educadores e estudantes”.

As vagas da Universidade do Professor serão disponibilizadas, já a partir do segundo semestre deste ano, com 105 mil vagas em cursos de 1ª Licenciatura, na modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), e na modalidade presencial regular em vagas residuais das instituições federais de ensino superior.

Em 2017, além dessas vagas, a oferta será complementada com vagas em cursos de 1ª Licenciatura, 2ª Licenciatura, com carga horária reduzida e Complementação Pedagógica do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) presencial e do Sistema UAB. Para participar, é preciso que o professor esteja cadastrado no Educacenso 2015 e acesse o site da Plataforma Freire.

Fonte: Ascom/Instituto Anísio Teixeira (IAT)