Os engenheiros da Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT) Jorge Farias e Roberto Bandeira vistoriaram, nesta segunda-feira (15), as obras que estão sendo realizadas no aeroporto de Canavieiras. Após a inspeção, os técnicos do Governo do Estado vão apresentar o relatório para que a obra seja concluída.
Recebidos pelo Administrador do Aeroporto de Canavieiras, o comandante Ronaldo Ribeiro Cardoso, e pelo prefeito Almir Melo, os engenheiros disseram que faltam apenas algumas obras físicas. Dentre elas, a cobertura e reforma da estação de passageiros e o fechamento completo da área externa.
Após a entrega total das obras, o Governo do Estado fará o pedido formal para a entrada em operação do aeroporto de Canavieiras, que deverá passar por inspeção e avaliação da capacidade técnico-operacional. Concluída a inspeção de certificação e elaborado o relatório técnico, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidirá sobre a outorga do Certificado Operacional de Aeroporto.
Assim que a Anac emitir a outorga de operação, Canavieiras poderá dispor de serviços de voos particulares e de passageiros (linhas normais) ligando várias cidade do Brasil. De acordo com o prefeito Almir Melo, diversas empresas de aviação estão interessadas em operar no aeroporto.
Almir Melo disse, ainda, que uma nova etapa de modernização do aeroporto compreende a mudança da estação de passageiros para as proximidades da praça Maçônica. “Já temos um projeto arquitetônico para urbanizar a praça e trazer a estação de passageiros para as proximidades”, declarou.
Informa o comandante Ronaldo, que o aeroporto de Canavieiras possui localização estratégica, daí a importância de que seja reativado o mais breve possível, para que os voos comerciais possam ser reativados. As operações de voo em Canavieiras foram interrompidas há cerca de 10 anos, causando prejuízos incalculáveis para a aviação de pequeno e médio porte.
A pista do aeroporto de Canavieiras tem 1.360 metros de comprimento e já operou voos das empresas Varig, Cruzeiro do Sul, Panair do Brasil, táxis aéreos e aeronaves particulares. “Nosso aeroporto tem sido uma grande preocupação do governador Rui Costa e do superintendente Saulo Pontes, e dentre em breve todo esse esforço será recompensado”, concluiu o prefeito.
Deixe seu comentário