Ocupações irregulares na Ponta da Tulha e Lagoa Encantada são removidas


Foto: Jamesson Araújo.
Foto: Jamesson Araújo.

Em cumprimento a ordem judicial requerida pelo Ministério Público Estadual (LEIA AQUI), uma ocupação irregular, de 29 mil metros quadrados, começou a ser removida, por volta das 5h da manhã desta terça-feira (22), na região entre a Ponta da Tulha e a Lagoa Encantada, zona norte do município de Ilhéus.

A ação de desocupação contou com a presença da Cipe Cacaueira, Batalhão de Choque, PETO 70, Polícia Ambiental e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Foto: Jamesson Araújo.
Foto: Jamesson Araújo.

No local, incrustado em região de remanescente de mata atlântica, já haviam centenas de residências, que estão sendo removidas por dois tratores, após a devida notificação aos seus proprietários. Não houve resistência ante a desocupação.

De acordo com a decisão judicial,  a área, compreende a poligonal onde deverá ser criado um parque estadual de conservação ambiental, e tem sido, neste final de ano, alvo de “gravíssimos focos de incêndio”, desde que o Estado anunciou a intenção de realizar a reintegração de posse do local.

Foto: Jamesson Araújo.
Foto: Jamesson Araújo.

A área havia sido desapropriada em 2008, assim mantida até hoje, para a criação de um porto (Terminal de Uso Privativo – TUP), projeto depois transferido para outra área, após o Ibama negar licença para construção do terminal, devido à riqueza ambiental de Ponta de Tulha.

A equipe de reportagem do Blog Agravo foi a única a acompanhar de perto a desocupação.