Diante do surto de microcefalia identificado no Nordeste brasileiro, provavelmente causado pelo contato da mãe gestante com o Zica Vírus, a secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus promoverá um mutirão, no próximo domingo, 20 de dezembro, das 8 às 17 horas, para medir a circunferência cefálica e índice cefálico dos bebês ainda no ventre da mãe. A ação ocorrerá na avenida Soares Lopes, ao lado da catedral de São Sebastião, e tem por objetivo verificar com antecedência casos da doença em mulheres com mais de 16 semanas de gestação.
O mutirão – primeira iniciativa do tipo no Brasil – consistirá na realização de exames de ultrassonografias para medir o perímetro cefálico dos bebês ainda na barriga da mãe. De acordo com o secretário de Saúde, Antonio Ocké, essa ação permitirá que prováveis casos da doença sejam diagnosticados a tempo de evitar danos maiores às crianças.
Essa informação possibilitará que as mães tenham um pré-natal mais tranquilo, sem traumas psicológicos em função de ter a informação que a circunferência craniana do seu bebê está dentro do limite de normalidade para a idade gestacional que apresentar no momento do exame de ultrassonografia.
A campanha contará com a participação de dez profissionais que realizarão os exames, sob a coordenação do médico Roland Lavigne, especialista em Diagnóstico por Imagem e membro do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Os dados serão tabulados e encaminhados pela Vigilância Epidemiológica do Município para o serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde .
Para participar, a mulher com mais de 16 semanas de gestação precisa apresentar documento com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e, se possível, carteira de vacinação. A campanha contará com o apoio da empresa Sonosite Funji-Film, que fornecerá os equipamentos, da Câmara de Vereadores e Clínica Popular.
De acordo com a superintendente técnica da secretaria de Saúde, Gleiciane Birschner Hora, a medição possibilitará que as mães tenham um pré-natal mais tranquilo, sem traumas psicológicos, “já que ela terá a informação que a circunferência craniana do seu bebê está dentro do limite de normalidade para a idade gestacional”. Ainda segundo Gleiciene Birschner, em caso de anormalidade verificada, a gestante será encaminhada ao serviço de acolhimento psicológico e ao profissional médico responsável pela gravidesz de alto risco, no próprio SUS.
Microcefalia – A microcefalia é uma doença em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade, influenciando o seu desenvolvimento mental. Geralmente, a microcefalia está presente quando o tamanho da cabeça de uma criança com um ano e três meses é menor que 42 centímetros. Isto ocorre porque os ossos da cabeça, que ao nascimento estão separados, se unem muito cedo, impedindo que o cérebro cresça normalmente.
Deixe seu comentário