Saúde de Ilhéus orienta sobre segurança alimentar e condições sanitárias de estabelecimentos comerciais


segurança-alimentar

Com o objetivo de fornecer noções básicas para melhorar as condições sanitárias dos estabelecimentos, uso e esterilização de materiais utilizados por manicures acerca de doenças sexualmente transmissíveis, e a qualidade dos alimentos oferecidos à população, a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus realiza este mês uma série de palestras dirigidas a diferentes segmentos do comércio varejista do município. A capacitação é realizada no auditório do prédio da Justiça Federal, situado na rua ministro José Cândido, centro.

O secretário de Saúde, Antonio Ocké, informa que a primeira ação educativa que aconteceu nesta quarta-feira, 9, foi destinada aos profissionais do ramo de  panificação que receberam esclarecimentos sobre questões que envolvem a segurança alimentar. Já no dia 14, pela manhã, haverá curso dirigido a auxiliares de consultórios odontológicos, e no turno da tarde, às manicures. E no dia 16, o público-alvo são os profissionais do ramo de sorveterias.

O chefe da Vigilância à Saúde de Ilhéus, Antonio Firmo, considera a iniciativa de fundamental importância. Segundo ele, os temas que serão debatidos visam evitar que alguns hábitos inadequados possam ocorrer durante a manipulação e que se comercializem produtos fora dos padrões de higiene exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Já a coordenadora da Vigilância Sanitária, Katiane Sacramento, conta que estas ações visam criar estratégias para melhorar as condições sanitárias identificadas em fiscalizações periódicas. “Este ano, fizemos monitoramento nas indústrias de sorvetes e picolés, e percebemos que elas melhoraram bastante. Observamos que temos hoje produtos com melhor qualidade oferecidos à população. Vamos continuar atuando neste processo, e por isso, realizamos a capacitação”.