Pela ausência das chuvas há meses, a região tem apresentado uma grande estiagem, com predomínio, principalmente, da vegetação seca, o que tem ocasionado focos de incêndio, chegando a grandes proporções, sobretudo no litoral Norte, a exemplo da APA da Lagoa Encantada.
São inúmeras as causas dessa problemática, tendo como principal, a ação humana descuidada, intencional ou criminosa. Se cada um colocar em prática a prevenção, o incêndio será evitado ou controlado. Outras são pontas de cigarros lançadas acesas nas rodovias, a queima indevida de resíduos, garrafas e outros vidros abandonados aleatoriamente, fogueiras mal apagadas, fogos de artifícios, raios, piromania, queimadas, etc.
Ao se deparar com um foco de incêndio, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros, pois não é fácil extinguir um fogo, muito menos um incêndio que deixa como consequência a destruição de vidas animal e vegetal, com alterações do ecossistema, empobrecimento do solo, prejuízos econômicos, sociais e ambientais, além de muita destruição.
Veja as principais dicas de prevenção:
- Não jogue lixo em terrenos baldios;
- Não queime resíduos sem técnicas adequadas ou próximo à vegetação;
- Descarte corretamente os metais e vidros;
- Evite queimadas ao longo das estradas;
- Não jogue pontas de cigarros acesas nas rodovias ou terrenos;
- Não solte balões;
- Não deixe crianças brincarem com fogo;
- Utilize fogos de artifício, conforme instruções da embalagem.
Telefones do 5º GBM: 193 ou 3639-2633.
Deixe seu comentário