A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que, em 2015, até o dia 3 de dezembro, foram notificados 150 casos suspeitos de microcefalia – são 86 confirmados, com perímetro encefálico igual ou menor que 32 centímetros, e 64 notificações sem quaisquer informações sobre o perímetro encefálico. Esse critério segue os novos padrões adotados pelo Ministério da Saúde, no dia 4 deste mês, em consonância com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
De acordo com informações da Sesab, entre os 150 casos, foram notificados seis óbitos, sem a informação referente ao perímetro cefálico. As mortes ocorreram nos municípios de Salvador (1), Itapetinga (1), Olindina (1), Tanhaçu (1), Camaçari (1) e Itabuna (1),
Os municípios que concentram maior número de notificações, com indicativo do perímetro encefálico menor ou igual a 32 centímetros, são Salvador (53), Lauro de Freitas (4) e Camaçari (3). Estes números não incluem os casos notificados sem o indicativo do perímetro.
A suspeita, notificação e registro de microcefalia são fundamentais para o processo de investigação – visando identificar as prováveis causas – e o acompanhamento da evolução dos casos. Todos os casos que se enquadram na definição do Ministério da Saúde devem ser comunicados imediatamente (até 24h) pela equipe do estabelecimento de saúde, onde foi realizado diagnóstico, por meio do formulário de notificação de ocorrência de microcefalia disponível no endereço RespSaúde.
Deixe seu comentário