O descaso e desrespeito de Jabes com os conselheiros tutelares de Ilhéus


Veículos do conselho tutelar estão sem combustíveis para atender as denuncias.
Veículos do conselho tutelar estão sem combustíveis para atender as denuncias.

A função do conselheiro tutelar em uma sociedade, é de grandiosa importância. De responsabilidade dos municípios, ele foi criado conjuntamente ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, e tem como missão aplicar medidas que zelem pela proteção dos direitos da criança e do adolescente, atender e aconselhar pais e responsáveis, devendo ser acionado sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra a criança ou o adolescente, como por exemplo, casos de violência física ou emocional.

Em Ilhéus, são 15 conselheiros tutelares, eleitos em voto direto pela população, divididos por zona do município. E, como não poderia ser diferente, em se tratando de uma função que dependa do município para funcionar de maneira satisfatória, em Ilhéus impera o desrespeito ante tais profissionais.

Vejamos um caso sucedido neste sábado (14). Houve uma ocorrência envolvendo suposto caso de pedofilia, e, pasmem, o conselho enfrentou a burocracia para se locomover, já que os veículos disponíveis para eles, estavam sem combustível.

Isso sem falar no imóvel onde o conselho tutelar funciona, na rua do Café, centro da cidade, que é uma verdadeira vergonha. O local está completamente tomada pelo mofo, e a casa apresenta sérios problemas de estrutura.

Esse é o retrato do jabismo, e o pior governo de toda História de Ilhéus!