Em defesa da FIOL, Bebeto pede que TCU reveja recomendação de encurtamento da obra


Foto divulgação.
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Acompanhado do governador Rui Costa e dos senadores baianos Otto Alencar e Lídice da Mata, o deputado federal Bebeto Galvão (PSB) foi até o Tribunal de Contas da União (TCU) para solicitar do presidente da Corte, Aroldo Cedraz, e o relator do acórdão, o conteúdo da medida emitido pelo tribunal sugerindo redução do traçado nas obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL). Surpreendentemente, o TCU pede que o governo federal encurte o traçado da ferrovia, limitando-se ao trecho entre Ilhéus e Caetité (lotes de 01 a 04). A medida provocou grande insatisfação aos representantes da Bahia, aos trabalhadores e aos setores produtivos.

Bebeto fez uma fala durante a reunião para dizer que essa recomendação do TCU representa um expressivo retrocesso para a Bahia e para a região Sul. Na avaliação do deputado, a Fiol é instrumento de desenvolvimento, que impulsiona a economia. Ela como necessidade de infraestrutura, se somando ao Porto Sul, constituirá importante matriz econômica com resultados sociais para o estado e a região sul.

Em sua fala, o parlamentar reforçou que obra total da ferrovia é primordial para o desenvolvimento econômico e para uma estrutura logística moderna de todo estado, com impacto econômico em todo Brasil.

O parlamentar cobrou que seja revisto esse pedido para que a FIOL, que já vem sendo prejudicada com retrações orçamentarias, não sofra um baque ainda mais duro, que seria a redução do seu tamanho.

Como resposta, o TCU, o relatório não indica alteração do traçado, não questiona o valor orçado da obra nem sugere interrupção, o que promoveu profundo alivio a todos. O deputado afirma que com essa consideração, espera que o governo Federal garanta recursos orçamentários necessários para acelerar o ritmo da obra, pois com a alocação que é de apenas 160 milhões em 2015, o avanço no ritmo da obra esperado pela Bahia fica comprometido.

Em seguida, durante discurso em plenário, Bebeto comemorou a emissão do Decreto de Utilidade Pública Federal, como última etapa para liberação do Porto Sul, afim de que o Governo do Estado inicie tratativas para ultimar início da obra do Porto.

Confira o discurso de Bebeto Galvão: