Nota Pública: Deputado Federal Bebeto manifesta solidariedade aos policiais exonerados pela Polícia Militar


Deputado Bebeto Galvão (PSB)
Deputado Bebeto Galvão (PSB)

Lamento com forte indignação a decisão do comando da Polícia em exonerar policiais militares que participaram democraticamente das paralisações da Polícia Militar do Estado, tendo como centro a luta pela melhoria da segurança pública, salário, condições de trabalho e que envolveram praças e oficiais da Bahia. Expresso irrestrita solidariedade aos zelosos policiais da valiosa corporação, penalizados com a essa medida, no momento em que a violência atinge todo o país e o estado, e que precisamos de uma polícia unida e prestando relevantes serviços a sociedade.

A luta dos policiais por direitos, por uma vida justa e segura é parte de uma polícia que valoriza a carreira, sendo servidores do Estado e não de governos. A luta realizada nos marcos da democracia não pode ser criminalizada, ao contrario, é sintoma de problemas e conflitos que devem ser enfrentados; com equilíbrio, justiça e respeito a esses servidores que zelam, mesmo com as críticas da sociedade – que devem ser respeitadas, pela segurança pública.

As exonerações dos diversos policiais e praças, entre eles, Augusto Júnior de Ilhéus, Josefá de Feira de Santana e dezenas de outros, deve merecer profunda indignação de toda a sociedade. Lamentável ainda, é uma medida adotada, no atual contexto em que a Câmara dos Deputados Federais aprovou lei que anistia policiais das punições que lhe foram aplicadas em função da participação das manifestações ocorridas em todo o país e no estado.

Reafirmo a minha solidariedade aos policiais, às associações de praças e oficiais, na condição de parlamentar e sindicalista e buscarei o diálogo firme pela reversão de tal medida que atinge não só aos policiais, mas toda a corporação.

Bebeto Galvão – Deputado Federal e Presidente do Sintepav BA