Deputados Bebeto Galvão e Ângela Sousa levam questões do sul da Bahia ao ministro dos Portos


Deputada Ângela Sousa, o ministro e o deputado federal Bebeto Galvão.
Deputada Ângela Sousa, o ministro Edinho Araújo, e o deputado federal Bebeto Galvão.

Buscando encontrar respostas para algumas das questões prioritárias do município de Ilhéus, sul da Bahia, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) acompanhada do deputado federal Bebeto (PSB) estiveram com o ministro da Secretaria de Portos (SEP), Edinho Araújo, em Brasília nesta quinta-feira (10). Os parlamentares trouxeram a conhecimento do ministro a situação do avanço da maré na orla da zona norte do município de Ilhéus, situação de emergência nos bairros São Miguel e São Domingos, e também um pedido de cessão de áreas da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) para contribuir com os correios de Ilhéus.

A deputada Ângela Sousa, declarou que não tem medido esforços na luta para viabilizar questões importantes para a região sul da Bahia, e obter respostas as necessidades emergências da região. “Precisamos de uma medida emergencial, capaz de resolver esse antigo problema, uma vez que o período de alta estação se aproxima e um dos vetores da economia da região é o turismo”, destacou a deputada frisando ainda que BA-001 é uma das principais vias de acesso para os turistas, e que a situação em causado sérios problemas a população, porém, nos últimos meses, tem tomado proporções drásticas, o que tem causado um estado de total apreensão dos moradores da localidade.

Como resposta as demandas, o ministro dos Portos, acompanhado de seu secretário de Infraestrutura Portuária, Américo Almeida, se mostrou disponível e sensibilizado com a situação do avanço da maré, em razão da situação de urgência e em decorrência dos sérios danos causados à população. Segundo ele, os pedidos serão repassados para a área técnica para avaliação, para que posteriormente seja avaliado o que pode ser feito. Já com relação ao pedido de cessão de áreas da Codeba para contribuir com os correios de Ilhéus, a solicitação será repassada para secretaria de Políticas Portuárias, que ficará encarregada de fazer uma avaliação da poligonal da área – avaliar se é de posse da União ou privado, para que assim, seja encontrada a melhor solução para o pleito dos parlamentares. No final da audiência os parlamentares formalizaram os pedidos protocolando ofícios na instituição.