Péricles Picolés e Sorvetes, razão social Tânia Maria Barros de Oliveira – ME, em respeito aos seus consumidores, vem por meio desta, esclarecer matéria publicada no dia 02 de setembro de 2015 no Blog Agravo, através de release enviado pela Vigilância Sanitária do Município de Ilhéus. A matéria versou sobre o tema de fiscalização nas indústrias de gelados e contaminação de produtos fabricados (picolés e sorvetes).
Importante afirmar que a Péricles Picolés e Sorvetes é uma empresa idônea e nunca foi o nosso intuito colocar no mercado de consumo picolés e sorvetes com vício de fabricação. O nosso produto é conhecido pela qualidade das matérias primas utilizadas, pelo modo artesanal de fabricação e por não ter adição de corantes e conservantes.
Confira a documentação nossa página do Facebook clicando AQUI.
A Péricles vem acatando todas a solicitações da Vigilância Sanitária do Município de Ilhéus, assim como, exigências legais conforme Resolução – RDC Nº 216 de 15/09/2004, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Resolução – RDC – Nº 267 de 25/09/2003 que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Industrializadores de Gelados Comestíveis e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Industrializadores de Gelados Comestíveis.
Buscando aperfeiçoar ainda mais a suas práticas e colocar no mercado um produto de excelência, a Péricles está finalizando a construção de uma nova fábrica, que atende todos os pontos solicitados pela Vigilância Sanitária do Município de Ilhéus, assim como, as exigências legais. (Piso de alta resistência – mesmo utilizado em hospitais, ambiente climatizado, devidamente azulejada, não existe rejunte de canto de parede para não acumular fungos e bactérias, ou seja, a junção entre parede e piso é côncava, facilitando a limpeza e o escoamento da água, forro específico para área de produção, pia e mesas de aço inox industrial de alta resistência e etc). O investimento inicial realizado na nova fábrica já ultrapassa os R$ 300.000 (trezentos mil reais). Na fábrica ainda utilizada, nós atendemos todos os padrões exigidos, pois somos a única fábrica de gelados em Ilhéus com Alvará Permanente da Vigilância Sanitária.
Vejamos os pontos abordados na matéria publicada:
- – Água utilizada na fabricação de produtos (aspectos microbiológicos):
Efetuamos análise semestral (conforme disposição em lei) no reservatório de água (armazenada em tanque específico) utilizada na fabricação dos nossos produtos, assim como, efetuamos a limpeza do reservatório de água semestralmente (resultado de análise em anexo). Além de todo o cuidado e limpeza do reservatório, a Péricles utiliza na sua área de produção um super filtro industrial de água (imagem anexa), onde a manutenção de troca de velas é realizada trimestralmente (três meses), sendo que a fabricante indica a troca das velas de forma semestral (seis meses).
Da mesma forma, destacamos a preocupação periódica com a dedetização da fábrica, sendo que empresa especializada efetua acompanhamento semanal, conforme certificado anexo a essa nota.
- – Análise dos produtos fabricados (aspectos microbiológicos):
Buscando solucionar qualquer falha na sua produção, a Péricles Picolés e Sorvetes, vem efetuando análise dos seus produtos constantemente, a cada sabor produzido executamos as análises através do laboratório da CENIQ – empresa localizada em Itabuna/BA e não satisfeitos, realizamos também análise junto a CEPLAC.
Ressaltamos as análises efetuadas no mês de agosto de 2015 e que foram aprovadas pelo laboratório, vejamos:
– Certificado de Análise AL15-235 (sabor cupuaçu)
– Certificado de Análise AL15-233 (sabor amendoim)
– Certificado de Análise AL15-234 (sabor graviola)
– Certificado de Análise AL15-185 (sabor coco)
Obs.: Ainda estamos aguardando o resultado da análise de mais 4 (quatro) sabores que levam matéria prima natural (polpa tratada), portanto, manipulada manualmente, facilitando assim a contaminação.
A Péricles tem o orgulho de afirmar que não foi identificado contaminação em nossos produtos devido a manipulação. O respeitável órgão de fiscalização (vigilância sanitária), identificou a contaminação expressa na reportagem publicada em rede social (blog) na matéria prima (coco e amendoim). A coleta da matéria prima foi realizada no mês 04 (abril) do corrente ano e somente fomos informados pelo órgão através de notificação no dia 16/07/15, sendo que depois da referida data, outros lotes já foram produzidos e analisados e aprovados para o consumo. Ocorre que, quando fomos notificados pelo órgão, já sabíamos do problema, pois efetuamos a análise do produto junto ao laboratório parceiro, assim como, já havíamos informado ao nosso fornecedor, todo material produzido foi descartado.
Identificado e solucionado o problema, a Péricles efetuou contato com os seus fornecedores da matéria prima coco, e exigiu que os mesmos realizassem análise constante dos seus produtos, conforme práticas exigidas pela vigilância sanitária e legislação, por se tratar de produto natural, adequando-se ainda as exigências legais do ministério da agricultura (certificação e selo).
Não satisfeita, a Péricles ainda efetua análise da matéria prima coco, amendoim e polpas de frutas tratadas, antes e depois de produzido os produtos, conforme certificados de análises supramencionado.
Importante ressaltar, que a Péricles deixou de produzir picolés e sorvetes de AMEIXA (desidratada natural), por não achar matéria prima natural livre de contaminação, ou seja, em todos os fornecedores de nacional e até mesmo internacional, foi identificado alto índice de contaminação nas amostras recolhidas da matéria prima AMEIXA. Isso mostra a preocupação dessa empresa em colocar no mercado um produto seguro e de extrema qualidade.
- – Rotulagem dos Produtos
Em relação a rotulagem dos produtos a Péricles Picolés e Sorvete, já efetuou a criação da embalagem Péricles padronizada, que atende todas as exigências da legislação consumerista e resoluções da ANVISA. Nas referidas embalagens constará lote, validade, data de fabricação, CNPJ da empresa que produziu, endereço completo, telefone de contato, endereço de redes sociais, ingredientes, sabor, peso, tabela nutricional, código de barras, indicativo de embalagem reciclável e todas a s demais imposições legais.
As embalagens padronizadas estão em fase de aprovação final da arte e será enviada para dois fornecedores de embalagens parceiros da Péricles para adequação e impressão. A regulamentação da nossa embalagem não foi imediata, pois o portfólio contém aproximadamente 50 (cinquenta) sabores, demandando tempo para criação e capitalização dos recursos necessários.
Essa nota de esclarecimento, assim como, as análises de nossos produtos e matérias primas fornecidas por terceiros identificadas na reportagem publicada, estarão disponíveis em nossos endereços eletrônicos, na fábrica (endereço no rodapé da página) e nas lojas parceiras, para que nossos consumidores e interessados tenham livre acesso e maior transparência da produção de nossos produtos.
Entendemos que a divulgação dos resultados das fiscalizações do respeitável órgão, faz parte de um processo necessário e correto por parte do ente público fiscalizador, buscando orientar e adequar o meio de produção dos fabricantes de gelados da região, garantindo assim, um produto seguro no mercado de consumo. Mais uma vez, afirmamos que sempre buscamos estabelecer e concretizar as exigências impostas por lei e pela Vigilância Sanitária do município de Ilhéus/BA.
Porém, entendemos também, que o órgão fiscalizador deverá implementar ações mais rigorosas e na adequação de fornecedores de matéria prima natural (poupa de frutas, poupas de frutas tratadas e fornecedores de matéria prima coco) evitando assim, a contaminação na origem da produção de matéria prima, uma vez que, os maiores encargos recaem sobre as fábricas de gelados.
Informamos ainda que, aproximadamente em 60 (sessenta) dias a nova fábrica estará funcionando, assim como, o site oficial da Péricles (endereço eletrônico), que conterá imagens atualizadas mensalmente da área de produção de gelados, publicação da análise dos nosso produtos e análise da matéria prima natural.
Salientamos que nenhum outro produto analisado na ocasião foi detectado contaminação, e reafirmamos que, com a exceção do caso em tela, produto algum produzido pela Péricles Picolés e Sorvetes apresentou contaminação em suas análises.
A Péricles Picolés e Sorvetes reafirma o nosso compromisso com a QUALIDADE de nossos produtos e principalmente o RESPEITO aos nossos clientes.
Atenciosamente,
Igor Macêdo R. de Santana
Diretor/Advogado
OAB/BA – 47495
Deixe seu comentário