No próximo mês de agosto uma equipe da Secretaria de Saúde do Estado fará visita a Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, com vistas a implantação de uma UTI ou UCI Neonatal, com dez leitos. A promessa foi feita pelo secretario de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, em resposta ao apelo do provedor Eusinio Lavigne Gesteira, durante a solenidade de inauguração das obras de ampliação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), Centro Cirúrgico, serviço de mamografia digitalizada e de Litotripsia do Hospital São José e Maternidade Santa Helena.
Todos os serviços foram contratualizados pelo Governo do Estado, que garantiu o repasse anual de R$ 5,2 milhões e o atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, garantiu que o município vai arcar com 50% dos investimentos para a implantação da unidade Neonatal, na Maternidade Santa Helena. Durante a solenidade as autoridades obras do setor de Hemodinâmica (cateterismo cardíaco), que estão em fase final.
De acordo com o provedor Eusínio Gesteira, com a reforma e ampliação da Unacon, o serviço ganhou mais três novos profissionais: dois cirurgiões oncológicos e uma oncologista clínica. Com isso, foi duplicada a sua capacidade de atendimento, realização de cirurgias e procedimentos como quimioterapia, além dos exames para diagnósticos. O provedor frisou que a Santa Casa de Ilhéus é uma das poucas no pais onde os atendimentos pelo SUS superam 80% da sua demanda, quando o normal será 60%.
Para o secretário Fábio Vilas Boas, os serviços inaugurados são fundamentais para a reestruturação da oferta de saúde na área de alta e média complexidade da região, descentralizando os serviços da capital. “Hoje, o Hospital São José passa a operar no círculo da mais alta complexidade médica da Bahia, tendo atendimento nas áreas de oncologia, ortotrauma, urologia e em breve cardiologia”.
Também foi inaugurado o serviço de mamografia digitalizada, devidamente credenciado pelo município e que vai proporcionar uma melhor visualização em mulheres com mamas densas. Já o procedimento de Litotripsia é voltado para a “quebra” de cálculos renais com maior eficácia e sem a necessidade de anestesiar o paciente.
Quando ao Serviço de Hemodinâmica será o mais avançado do interior da Bahia, composto por uma avançada infraestrutura que respeita todas as normas da vigilância sanitária, utilizando equipamento de Angiografia Digital de última geração.
O setor realizará os diagnósticos e procedimentos terapêuticos possibilitando a identificação de doenças do sistema cardiovascular e possibilitando tratamentos micro invasivos destas patologias. Além de tratar pacientes com infarto agudo, angina pectoris, arritmias cardíacas e doenças arteriais obstrutivas dos membros inferiores, podendo abordar também aneurismas cerebrais e determinados tumores, dentre outras doenças.
O prefeito Jabes Ribeiro enfatizou que, no início de 2013, recebeu o provedor da Santa Casa, Eusinio Gesteira, e tomou conhecimento da realidade da instituição, quando garantiu que mesmo com a grave crise financeira do município, não deixaria a unidade fechar. “A partir dali, passamos a oferecer e buscar apoio e recursos para tirar o hospital da crise, dando prioridade às necessidades dos serviços médicos do município”.
A solenidade contou com a participação também do Presidente da Federação Internacional das Santas Casas de Misericórdia e Presidente de Comissão de Seguridade social da Câmara de Deputado, Deputado Federal, Antônio Brito, da Deputada Estadual, Ângela Souza, do provedor da Santa Casa de Itabuna, Almir Alexandrino, do Diretor Geral do Hospital Luiz Viana Filho, Cláudio Moura Costa, da Coordenadora do Núcleo Regional de Saúde de Ilhéus, Mariza Pinheiro, do Presidente da Câmara de Ilhéus, Tarcísio Paixão, dos vereadores Ivo Evangelista, Lukas Paiva, Aldemir Almeida, Luiz Carlos (Escuta), Dero Farias, do Secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, do Presidente da OAB Ilhéus, Marcos Flávio, do Presidente do Lions Clube de Ilhéus, Washington Idilceu Bastos, médicos servidores da Santa Casa, sindicalistas e imprensa.
Deixe seu comentário