Formação de Comissários de Voo se consolida em Ilhéus


Crédito foto: Juan Foto
Crédito foto: Juan Foto

Com a segunda turma concluída em menos de um ano desde que foi implantado o curso de Comissário de Voo, o Aeroclube de Ilhéus (ACIL) comemora a consolidação dessa formação no rol de cursos profissionalizantes na região. O total de 44 jovens que concluíram o curso – vindos de cidades como Itabuna, Itapetinga, Una, Camacã e Vitória da Conquista – hoje celebra a possibilidade de trabalhar fazendo parte da tripulação de uma aeronave. A terceira turma já recebe matrículas, com início das aulas previsto para o dia 23 de maio. É, certamente, mais uma opção de carreira oferecida na região, além da acadêmica e dos cursos técnicos.

O curso de Curso de Comissário de Voo acontece aos sábados e domingos, e oferece, em três meses de estudos teóricos e práticos, todo o conhecimento necessário para a realização da prova obrigatória da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Até o momento, 15 alunos foram aprovados neste exame – ou seja, 100% dos que já se submeteram à prova – e, finalmente, tornam-se aptos a concorrer a uma vaga de trabalho  nas principais companhias aéreas do país.

O aluno Sérgio Santos conta que um dia, em um voo, se encantou com o atendimento de uma comissária e viu que poderia ter uma oportunidade de crescimento profissional naquela área. “Fiz o curso para conquistar o meu espaço na aviação civil e, agora que fui aprovado na prova da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), já posso realizar esse sonho em um futuro bem próximo, pois é uma área que está em crescimento no Brasil e no mundo”, conta ele, que trabalha em uma empresa de aviação no aeroporto de Ilhéus.

Com 73 anos de tradição na formação de Pilotos e Instrutores de voo, o Aeroclube de Ilhéus destaca que o seu espaço – considerado um dos mais estratégicos da Bahia pela localização – também está devidamente adequado para a formação de Comissários. O ACIL oferece mais uma vantagem: todos os testes necessários para a conclusão do curso de Comissário – como práticos o de Saúde CMA – são realizados em Ilhéus, não sendo necessário o deslocamento do aluno para outras cidades.

Para ser comissário não é necessário ter experiência anterior, o que se torna um facilitador para jovens que estão em busca de uma atividade profissional. Saber outro idioma também não é obrigatário em algumas companhias aéreas, mas é um diferencial para este profissional de aviação. O presidente do ACIL, Alexandre Reis, explica que “o Comissário de Voo é um agente de segurança dentro da aeronave. Sabemos que se tornar um profissional desta área é o sonho de muitos jovens da região e de fora dela, por isso, o curso tem sido tão bem aceito”.

Sobre o Aeroclube de Ilhéus

Fundado em 1942, o Aeroclube de Ilhéus  é uma instituição sem fins lucrativos, vista como uma das melhores escolas de aviação civil da Bahia, pela localização estratégica. Possui tradição na formação de pilotos e instrutores de voo. O curso de Comissário, o mais novo da instituição, foi homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), através da Portaria Nº 1405/SPO, de 13 de junho de 2014 e está com matrículas abertas para nova turma do curso e também para a formação de Pilotos. O Aeroclube está localizado dentro do Aeroporto Jorge Amado, no bairro do Pontal, em Ilhéus. Para maiores informações, ligue: (73) 8834-0659,  3086-3860 e 88340660.