O deputado federal baiano Bebeto Galvão (PSB) conseguiu fazer uma articulação junto à bancada do seu partido que foi fundamental para aprovar uma proposta de mudança no fator previdenciário, que é o cálculo utilizado para a concessão de aposentadorias. A alteração foi incluída como emenda ao texto da polêmica MP 664.
Bebeto conduziu o voto da bancada federal do PSB para apoiar a emenda, a chamada regra 85/95, que dá melhores alternativas ao trabalhador no momento de sua aposentadoria, em substituição ao fator previdenciário, considerado um elemento danoso para o aposentável. A votação foi apertada: 232 a favor e 210 contra, o que reforça que a votação do PSB conduzida por Bebeto (25 votos) foi decisiva para garantir a aprovação da proposta.
“Essa medida representa o início da restauração da dignidade dos trabalhadores, significa dar proteção social aos aposentados. O fator previdenciário precisa acabar porque ele é uma grande injustiça, pois ele reduz até 40% a remuneração do aposentado. Mesmo com todo esforço do governo para impedir essa nossa conquista, nós conseguimos aprovar e fazer justiça aos trabalhadores”, desabafa o parlamentar baiano.
A regra 85/95 permite que a mulher se aposente quando a soma de sua idade aos 30 anos de contribuição for de 85 e, no caso do homem, a soma da idade a 35 anos de contribuição somar 95. Na prática, a regra vale para mulher que tiver 55 anos de idade e 30 de contribuição, enquanto para os homens 60 de idade e 35 de contribuição. Com essa medida, a aposentadoria seria integral em relação ao salário de contribuição. Para os professores, haveria diminuição de 10 anos nesses totais.
Veja no AQUI o vídeo do voto do deputado Bebeto
Deixe seu comentário