Em anuncio feito pela ministra de Meio Ambiente, Isabella Teixeira, o governo federal decidiu na última segunda-feira (4) prorrogar o período de inscrição de imóveis rurais no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR). Antes estabelecido para terminar na última terça-feira (5), o cadastro terá a vigência de mais um ano.
Na Bahia, o CAR é chamado de Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), que é destinado a constituir a regularização ambiental dos imóveis rurais, tendo como desafios tornar o Sistema mais ágil e compatibilizá-lo com as demandas da sociedade, incluindo o monitoramento ambiental, e a promoção de políticas de uso sustentável dos recursos naturais.
Com a necessidade de implantar novos instrumentos acertados na Lei Federal nº 12651/12, no novo Código Florestal, e no decreto nº 7.830/12, que determina a obrigação dos Estados em aperfeiçoar ou desenvolver os cadastros pautados nas suas particularidades ambientais, o CEFIR é instrumento que auxilia o governo estadual na implantação do cadastro como pilar da política de regularização ambiental. Ele também se associa ao Plano de Ação para a Prevenção e o Controle do Desmatamento e Incêndios Florestais no Cerrado, lançado em 15 de setembro de 2010.
Deixe seu comentário