Lidice comemora sucesso de debate sobre cultura do cacau


CC0GJ2KW0AAUjTl.jpg large
Foto divulgação.

A senadora Lídice da Mata comemorou o sucesso da audiência realizada nesta sexta-feira (17), na sede da Ceplac, em Ilhéus. O encontro – que reuniu mais de 500 participantes – discutiu os entraves relacionados à cultura cacaueira e contou com a presença da presidente da Comissão da Agricultura e Reforma Agrária do Senado, Ana Amélia Lemos, senadora pelo Rio Grande do Sul, bem como de produtores, pesquisadores e autoridades como os deputados federais Bebeto Galvão (PSB) e Davidson Magalhães (PC do B), além dos estaduais Fabíola Mansur (PSB) e Eduardo Salles (PP).

Lídice disse que dois pontos são cruciais para a redenção da lavoura cacaueira: a recuperação da Ceplac, com a abertura de um concurso público e ampliação do orçamento do órgão e a aprovação do projeto, de autoria da própria parlamentar baiana, que prevê a adição de 35% de cacau no chocolate.

 “Isso representa uma agregação de valor ao cacau, que antes era exportado de forma bruta e ganha cada vez mais mercado ao ser processado como chocolate. Além do setor agropecuário, a iniciativa também beneficia o setor de turismo, que pode ser facilmente incluído no processo que agrega toda a cadeia produtiva do cacau”, explicou.