E o hábito cresce à medida que o uso de smartphones – que possibilitam esse tipo de transação – aumenta no país, afirma a pesquisa.
No Brasil, 34% dos participantes do estudo disseram ter pago por uma compra online com o celular ou tablet nos 12 meses anteriores. A média verificada em outros 22 países que fizeram parte da pesquisa ficou em 33%.
Foram ouvidas 17,5 mil pessoas, das quais 800 no Brasil, entre setembro e novembro do ano passado.
É justamente por apego aos aplicativos que os brasileiros consultados no estudo fazem compras online por celular ou tablet. Para eles, esta é uma forma mais conveniente (43%) e rápida (35%) de pagar por suas compras. Segundo o estudo, 61% das pessoas que compram na internet por meio de aparelhos móveis têm entre 18 e 34 anos.
No Brasil, as compras online por smartphones ou tablets totalizaram R$ 15,1 bilhões em 2014, o que representa pouco mais de um sexto do comércio eletrônico no país.
Mas os pagamentos online por meio de aparelhos móveis devem ganhar mercado, segundo prevê o estudo. A expectativa é que cresça 46% entre 2013 e 2016, um ritmo 2,7 vezes mais rápido do que o índice esperado para o comércio eletrônico como um todo, de 17%.
Essas projeções são diretamente proporcionais ao crescimento do uso de smartphones e tablets no país.
Hoje, na América Latina, o Brasil lidera em número de usuários de tablets, com 19,9 milhões de pessoas, de acordo com estudo da consultoria eMarketer realizado em dezembro de 2014.
A previsão é de que o país ganhe mais 15 milhões de usuários de tablets neste ano.
Em termos de smartphones, o país tem a quinta maior base de aparelhos em uso no mundo, com 89,5 milhões de unidades, atrás da China, Estados Unidos, Índia e Indonésia, de acordo com informações da GSM Association, entidade que reúne operadoras de telefonia de todo o mundo.
Informações BBC Brasil
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