A sede da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Itabuna, recebeu a visita do governador Rui Costa, que assistiu a uma apresentação do reitor da instituição, Naomar Almeida, sobre os planos de expansão da instituição. Entre os projetos apresentados está a integração entre a universidade e a rede estadual de Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT).
“Integrar a universidade à rede estadual é um projeto extraordinário, para que os colégios públicos do Estado funcionem como espaços para licenciatura”, afirmou Rui Costa. “Nós teríamos todas as escolas universitárias aproveitadas na formação dos acadêmicos. Isso é bom para as universidades, devido à formação dos novos e futuros professores, e também para os alunos, que terão um espaço privilegiado de aprendizado, com acompanhamento e supervisão da universidade no ensino médio da rede estadual”.
O governador disse que já convocou uma reunião com as quatro universidades estaduais e com todas as demais federais, para que este modelo possa ser apresentado aos outros reitores. “Inicialmente vou propor que todas as universidades públicas adotem este modelo e depois vamos convidar as privadas. Teríamos assim a integração entre o ensino médio e todas as universidades do Estado”.
Segundo Naomar, a rede já funciona com oito colégios universitários em municípios pré-selecionados, sendo que estão previstos ao todo 36 unidades. “O Estado é o principal parceiro porque, além do termo de cessão das escolas de ensino médio, que permite o funcionamento como colégios universitários, dá todo o apoio logístico, inclusive de conceito. Este projeto tem muito da política da Secretaria da Educação do Estado da Bahia”.
Atualmente com cerca de 800 alunos, a UFSB – inaugurada em setembro de 2014 – vai oferecer mais 1.500 vagas este ano, beneficiando estudantes de 48 municípios da região.
Deixe seu comentário